quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Relembrando a infância e o ATO de vestir-se.





Uma gracinha essa saia. Peguei o modelo na internet e escolhi esse tom de xadrez rosinha super fofo. Engraçado que na minha infância eu usei muito saia com pregas. Acho tão lindinho, sei lá, parece bobagem, mas toda vez que eu vejo uma saia assim me faz lembrar esses momentos. Por isso que eu sempre digo que nem tudo que a moda dita serve pra gente, ou corresponde ao nosso estilo. O ato de vestir-se é muito mais profundo, vai da subjetividade de cada um. É pessoal demais. O significado que cada um de nós vivencia nesse momento é único. Por trás de cada roupa, há uma história. Eu visto saia com prega  "porque minha infância foi feliz e eu associo esse tipo de roupa com esse momento". Assim como cada um de nós fazemos associações pessoais. 
Como vocês sabem, há pouco tempo eu participei de um curso de corte e costura e para mim, apesar de que por motivo de saúde eu precisei trancá-lo, foi uma experiência incrível, em especial pelas pessoas maravilhosas que conheci por lá. Eu não sei se cheguei a comentar aqui, mas na minha turma as alunas eram de realidades super diferentes: mães, donas de casa, donas de ateliê, aposentadas, estudantes de moda, consultoras de imagem e etc, e tipo, gente, que encontro maravilhoso! Eu amo quando tenho esse tipo de oportunidade de conhecer tantas pessoas diferentes. E uma dessas foi a Lud, uma flor querida, formada em Moda e Design e também consultora de imagem e estilo. A afinidade foi total e logo no nosso primeiro encontro já estávamos engatas em altos papos, inclusive conversamos sobre o ato de vestir-se. E uma coisa que a Lud falou pra mim que ficou super gravado na minha cabeça é o quanto é SÉRIO esse trabalho de consultoria de imagem. E se de repente o profissional se depara com um cliente super depressivo, com problemas na sua auto imagem, como proceder? Não é só dizer para ele o que fica bem ou não. É muito mais que isso. É entrar na subjetividade da pessoa e ter acesso à sua intimidade e pra isso, meus queridos, é preciso ser gentil. É PRECISO SER PROFISSIONAL.
Que me chamem de muito antipática, mas se tem uma coisa que eu valorizo é formação técnica. Pô, eu sou Assistente Social, mas para isso eu estudei, me capacitei e me preparei. Só falto morrer quando aparece gente sem noção que acha que só porque distribuiu umas cestas básicas já pode se considerar um Assistente Social. Ahhhh, vão se ferrar! Falo isso porque tem muita gente se aventurando na moda sem ter o mínimo de cuidado de procurar estudar, se capacitar e ao invés disso fica pagando mico, atrás de mico. E sim, tô falando de blogueira para deixar mais claro. Quêde seriedade? 
Quantas e quantas vezes  as pessoas me procuraram pedindo para que eu desse uma consultoria de imagem. Sabe que eu respondo? "Gente, eu sou assistente social, minha formação não é em Moda. Eu entendo do meu estilo e sei o que me agrada ou não. Tenho um blog que mostra isso, mas definitivamente não é um blog de moda ou de um profissional da área". Eu lá vou me meter com coisa que não me diz respeito? Seria a mesma coisa de  me prestar a fazer um parto. Sou obstetra por acaso? Estudei pra isso? 
Agora, eu acho super louvável quando há um reconhecimento da pessoa/blogueira (o) das suas limitações. Eu tenho visto cada vez mais pessoas que começaram um blog sem a mínima pretensão, que se encontraram nesse mundo, que resolveram assumir a MODA como profissão e que estão investindo em formação técnica. Isso por si só já mede o nível de seriedade e compromisso desse futuro profissional. Palmas para eles.
Então, se você, meu querido, que não é da área, que não tem blog, mas é um consumidor e  precisar um dia desse tipo de serviço, tome cuidado com o profissional que você for contratar. Que seja um que sobretudo respeite a sua individualidade, que seja sério e que tenha formação técnica adequada. O ato de vestir-se é seu, e esse profissional pode indicar outras possibilidades que você poderá aceitar ou não.
Falei muito, mas é isso. E se alguém quiser contratar os serviços de uma consultora de imagem, eu indico o trabalho da minha amiga Lud. É só deixar o seu e-mail aí nos comentários (não divulgo os contatos dela por que não cheguei a conversar sobre esse post).
Bjokas da Mira!

26 comentários:

  1. ahhh amei essa saiinha!
    vc falou tudo mira!
    bjs,

    http://marividaalheia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, que look lindo!!!
    Adorei a sainha e a composição. Também amo saia de pregas!

    Amiga, adoro quando vc escreve! Como vc articulada e sensata! Concordo com tudinho. Inclusive, sempre fui muito determinada com o que queria vestir e lembro que sempre chamei a atenção, pela diferença e pela esquisitice. hahahahaha
    Eu não sabia que o trabalho de consultoria de imagem deveria levar em conta a personalidade da pessoa. Isso é lindo!
    Tinha um certo preconceito de que consultor tentava transformar as pessoas em seres insípidos, com looks genéricos, aplicáveis a qualquer manequim. Talvez eu tenha essa falsa concepção por causa dos maus "profissionais", ou consultores de ocasião que vc descreve.
    É importante valorizar a formação dos profissionais,até para que a profissão seja respeitada e não caia em concepções equivocadas como a minha.

    Beijinhos, querida!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da camiseta Mira. :)

    ResponderExcluir
  4. Ta cheio de gente querendo ditar moda sem entender nada de estilo, tem gente que mais parece vitrine de loja rssr.. adorei o texto, escreveu tudo.
    A sainha é linda, eu adoro pegar modelos na net e pedir pra fazer.
    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Ola Mira!
    Obrigada pela resposta! Espero lá o teu mail sim, assim poderemos trocar impressões e opiniões. Hoje mesmo passeina C&A e adquiri umas peças que poderemos falarsobre elas e sobre o que estou comprandoem geral. Como sabes a estação do ano é "contrária" á dai. Aqui estamos quase quase entrando no Outono!!!!!
    Essa sia é muito bonita sim, pena que não sou assim um manequim como tu para vestir esse tipo de roupas. Gosto de ler a tua escrita, bem argumentada! Muito real o que tu falas-te!!!!
    Cada macaco no seu galho, i.e, cada pesoa na sua area de actuação!
    Beijinhos Mira e te espero pel mail!
    Sandra Cristina

    ResponderExcluir
  6. . Mirinhaaaaaaaaaaaaaa, minha cidade fica longe de SP, quase 500km, mas quem sabe em janeiro a gente consegue se encontrar!? podemos até combinar um encontrinho por lá, que tal?
    . nem preciso dizer que achei esse look LINDOOOOO demais, a sua cara e a minha também porque amoooo looks românticos assim, risos.
    . consultoria de imagem seria tudo de bom! risos.
    . sobre a postagem anterior, amei tudo o que vc escreveu sobre a visitinha na loja de departamento, tomei a liberdade de mencionar sua postagem como dica lá no meu blog "vitrine @ugust@", se vc não gosta que coloquem ou indiquem suas postagens é só avisar.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Adorei os looks, tenho uma blusa parecida com essa e adoro saias deste tipo. Vc mandou fazer? Preciso arranjar uma costureira, ou aprender a costurar, pois desenho meus modelos e as vezes não acho quem faça como eu quero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei das palavras... Eu tbm criei o meu blog sem pretensão alguma, apenas para distração, pois estava passando por um momento muito difícil...
    E graças a Deus o blog tem me dado coisas boas: pessoas iluminadas, assim como vc. Amo seu blog, visito diariamente...

    BJS

    http://mundodanata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii

    Adorei a saia, e ainda mais seu desabafo, meu blog é de emagrecimento, mas me aventuro em todos os lados. Porém sempre deixo claro qdo dou alguma dica de emagrecimento, falo que funcionou pra mim e que não sou nutricionista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. creo que todas hemos tenido una faldita como esa, o dos

    ResponderExcluir
  11. Amei o look!
    Super meigo!
    Acertadíssimo o que você disse!
    Respeito à individualidade é primordial.
    De que adianta você se vestir da moda atual se ela não combina com você?!
    Já escutei também tanta bobagem nessa área...!
    Muito bem dito!
    Beijo, Mira!
    http://tengavolantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Mira, além de adorar o look e o post anterior, sobre as roupas da C&A, que estão bonitas porém caríssimas pelos tecidos utilizados, adorei o texto, está cheeeio de pseudo-consultora de moda por aí. Cada macaco no seu galho, não é não? Eu odeio pessoas que ficam dando palpites em assuntos jurídicos sem entender, já que eu sou advogada, acho que o sentimento é o mesmo de uma pessoa que estudou moda e vê pessoas que não são do ramo querendo meter o bedelho. Uma coisa é ter um blog mostrando looks, outra é querer ditar moda e dizer o que combina com uma pessoa ou não. Bjocas mil.

    ResponderExcluir
  13. A saia é linda e eu tbm usei muita saia de pregas e manguinha fofa na minha infância...
    lindo demais!
    bJu

    ResponderExcluir
  14. Muito lindo o seu look flor, arrasou na saia cintura ameeei perfeito ficou (:
    beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi Mira
    assim como a Aline
    eu tinha problemas com consultor
    por ser chatinha e achar
    que eles iam vestir todos iguais
    agora melhorei minha opinião
    sobre o profissionalismo e a formação para mim é indispensavel em tudo
    não que uma graduação faça de vc a sabichona, mas imagina sem!!!

    adoooooro essa saia
    coisa mais meiga

    bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  16. Falou tudo... Todo cuidado é pouco... Tem que ter embasamento e estudo... muito estudo... rs
    Adorei a sua saia!!! Linda!!!

    Bjos, Taís

    Glamour e Glacê
    www.glamoureglace.com

    ResponderExcluir
  17. Ahhhh, adorei o post! E o "que me chamem de chata"! rssss... Amei o look, adorooo looks com esse tipo de blusa! Tb acho muito complicado dar consultoria de moda sem ser consultor! rssss... Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, e concordo com vc: essas lojas de departamento estão com preços IMPRATICÁVEISSS MESMOOOOOO!

    ResponderExcluir
  19. que saia linda!!!!!
    super adorei ela

    Beijos
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Mi,já tentei fazer corte e costura mas desisti,não gosto que me digam o q vestir nem q tentem me convencer a vestir algo q não gosto,achei sua saia linda bom final de semana bjusss

    ResponderExcluir
  21. Que fofo o look!!!
    passa la no blog q tem sorteio rolando!!!

    bjim,

    anascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. adorei o look e as fotografias!! tudo excelente!! beijinhos,diverte-te muito neste super fim-de-semana!!

    ResponderExcluir
  23. Muito pertinente as suas colocações. Gosto da forma simples e direta que você usa para expor suas opiniões.
    Penso que no mínimo faz-se necessário um pouco de fundamento, ou seja, um pouco de leitura. Sugiro ir mais além das últimas tendências esmaltísticas,das "Celine's" da vida e afins...Costumo falar também que a prática sem a teoria é cega.
    Pra finalizar, deixo uma frase que surgiu após umas visitinhas básicas pelo mundo da blogolândia - "O que adianta andar com uma Chanel no ombro se a mente está desprovida de significado?" Adóron :)
    Beijo, querida.
    Flávia

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.