sexta-feira, 12 de março de 2010

Por amor as Ribeirinhas


Olá, pessoas queridas.
Quero bater um papo sério com vocês. Me dêem um pouco da vossa atenção, por favor. Recentemente minha amiga Juliana, do blog da Ju, fez um post que chamou muito minha atenção. Fiquei impactata com a realidade das mulheres escalpeladas. Alguém já ouviu falar?

Gente, isso é uma triste situação que acontece na Amazônia. O escalpelamento acontece por causa da falta de segurança nas embarcações. O sistema fluvial da região amazônica ainda é muito precário, os motores das embarcações, que não são apropriados para navegação, ficam no meio do veículo. "Para transferir a força do motor para hélice, que fica na parte traseira, é preciso utilização de um eixo. O problema é que esse eixo fica exposto e gira a uma velocidade de 1800 rotações por minuto. Um pequeno descuido e os cabelos podem se enroscar ao eixo e arrancar todo o couro cabeludo, parte da pele do rosto e orelhas" (Fonte).

As vítimas de escalpelamento passam por um drama infinito. Desde o preconceito por causa das deformações sofridas, até por falta de assistência médica apropriada. O Sistema Único de Saúde deveria cobrir as cirurgias plásticas reparadoras nas regiões aonde moram.

Existe uma associação das mulheres escalpeladas, e além de reivindicarem a cobertura pelo SUS das cirurgias plásticas, elas lutam para que possam ser aposentadas por invalidez, por não conseguirem emprego devido a aparência.

Gente, o objetivo disso daqui além de informar uma situação que é do desconhecimento de muitos (eu não sabia até poucos dias atrás), é sensibilizar quem ler esse post para a importância de contribuirmos de alguma forma para mudar essa situação. O ideal seria que através das políticas públicas, essas mulheres tenham seus direitos assistidos, e reforço que esse deve ser o enfoque da luta e mobilização da sociedade em relação a essa questão, porém há um longo caminho pela frente (espero que não tão longo assim) e enquanto isso eu e você podemos fazer a nossa parte.
Existe um Projeto Missionário chamado "Por Amor as Ribeirinhas" que visa ajudar essas mulheres através de doação em dinheiro e em cabelo . Pessoas com cabelo longo podem ajudar, mas se não quiserem, podem contribuir em dinheiro para confecção de perucas.

Se você ficou interessado no Projeto, pode entrar em contato com Dannilce (Nill) pelo número: (086) 9985-3566 ou Taty: tatypam_06@hotmail.com
A foto é de Maria do Socorro Pelaes Damasceno, presidente da Associação das Mulheres Escalpeladas do Amapá. Ela sofreu um escalpelamento aos 7 anos e já fez várias cirurgias plásticas para resconstruir seu rosto e couro cabeludo.

Vou deixar dois vídeos com vocês. O primeiro é do pessoal do Pará. E o segundo é do pessoal do Piauí, que é o pessoal dos contatos que coloquei acima. Já aviso que este segundo tem imagens fortes, ok?






Beijos da Mira!!!

14 comentários:

  1. Nossa Mira eu já tinha ouvido falar sobre o escalpelamento, mas não tinha a mínima noção de que isso ocorria aqui no Brasil por causa de algo que poderia ser totalmente evitado... Fiquei super arrasada com esse post... por saber disso.
    Vou conversar com um pessoal que conheço e vê se juntos podemos dar uma força...

    Beijos;*

    ResponderExcluir
  2. Miraaaaaa,
    tbm nunca tinha ouvido falar sobre isso... Nossa.... que coisa mais triste!!!
    Vou ver se ajudo tbm.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Realmente o assunto é sério e essa sua iniciativa é louvável. É preciso ajudar estas pessoas a terem uma vida melhor. Fiquei comovido com a situação dessas pessoas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Assumo que não tinha conhecimento disso! Que absurdo! E o pior é que isso, a mídia não dá tanta ênfase. Elas precisam de ajuda também!
    Fiquei arrasada com esse post!

    Beijinho querida

    ResponderExcluir
  5. Guria nunca tinhamos ouvido falar sobre o assunto, muito triste...bjao

    http://gauchasnamoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Mira
    muito legal sua atitude.
    Eu ja tinha lido sobre numa revista(Epoca ou Istoé,não me lembro) fiquei super indignada, so em pensar que isso pode ser evitado apenas colocando uma proteção no motor. É trist saber que garotinhas e mulheres sofrem esse drama que não é somente físico,e sim psicológico.
    Adorei seu blog,to te seguindo!
    beijoo, Evelyn!

    ResponderExcluir
  7. nossa, eu não sabia disso...
    tô chocada

    ResponderExcluir
  8. Meninas vcs estão de Parabéns!!

    Sou a Nill, coordenadora do Projeto no Estado do PI.

    Que Deus continue abençoando vcs!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Mira, que coisa triste, eu nao conhecia isso não fiquie chocada!
    Super apoio, imagina a vida delas de agora em diante?

    Bjão,
    Thá

    ResponderExcluir
  10. gente, que horror!
    eu não sabia disso!
    =(

    ResponderExcluir
  11. meu deus, meu queixo caiu...

    dioss....


    beijos, querida

    ResponderExcluir
  12. nossa, é triste né?mas legal de sua parte falar sobre isso. CADÊ A GLOBO ESSAS HORAS PRA FALAREM DISSO?=~~

    =**

    ResponderExcluir
  13. Olá querida!!!
    Tem selinho pra você lá no blog!!!
    Beijos da Jana!!!

    ResponderExcluir
  14. Deixei um recado pra vc la no post da saia de bandagem hehe entra em contato cmg, nao sei seu email. kerlynesouza@hotmail.com
    bjos

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.