domingo, 2 de janeiro de 2011

Se é pra prometer....

Resolvi escrever esse post no auge de uma insônia provocada por preocupações financeiras. Estou mega frustrada por não ter conseguido poupar no 2° semestre do ano passado. Resultado: férias inteiras dentro de casa. Possibilidade ZERO de viajar. Bem, mas, já que só estou com limões nas mãos, vou tentar fazer uma limonada e investir em outras coisas nessas férias frustradas (por minha leitura em dia é um bom começo).
A grande questão é: preciso economizar. Incrível que na época em que eu ganhava bem menos eu conseguia poupar todo mês, religiosamente. Fiz uma boa poupança durante uns dois anos. Hoje, é preciso usar uma lupa para tentar achar alguma moeda no meu cofre lá no banco. E olhe, que hoje meu vínculo empregatício é bem melhor.
A falta de sono de hoje é justamente pensando na forma que preciso ter para cortar despesas. E não deu outra. Resolvi me comprometer publicamente que serei mais prudente com os gastos. Que irei racionalizar o uso do cartão de crédito. Mas, primeiramente, quero até o final de fevereiro não fazer nenhuma compra a prazo. Exceto, em casos de extrema necessidade, entre as quais: saúde.
E é isso, que "lasca" as tentativas de economia. Os "excetos", os "imprevistos". Quero viajar em maio para São Paulo e tenho um objetivo "X" de quanto quero economizar pra essa viagem. Essa é a minha meta. Mas, morro de medo de que alguma coisa possa acontecer no meio do caminho e fruste esse meu esforço. Só posso torcer pra que não ocorra nada.
Bem, gente, tô tentando não encarar isso como promessa de começo de ano porque, ao menos, comigo, isso é a maior furada. Mas, ao mesmo tempo, me comprometer publicamente aqui no blog, me obriga, ao menos eu estou me obrigando, a dá satisfações a vocês, meus queridos e queridas leitores (as) acerca dos meus progressos (ou não).
Se hoje em dia a moda, ou sei lá o quê, são blogs de emagrecimento, esse aqui, a partir de hoje, será um blog de reeducação financeira e eu vou tentar postar diariamente os meus esforços, frustações, neuras quanto a esse desafio.
Então, pessoal, preparem-se para ver muitos looks repetidos. Compra de roupa agora será apenas a vista. E o lance de não comprar nada a prazo até o final de fevereiro é porque nesse mês e no próximo eu já estourei meu orçamento. Apenas em março que poderei dá uma respirada.
Até pouco tempo eu ficava murmurando quanto a precisão de um emprego melhor. Ainda preciso. Mas, a questão é: adianta ter um emprego que te pague milhares de reais se você não consegue administrar o pouco que tem? Com certeza, essa pessoa vai fazer besteira com o muito que ela vier a ganhar.
Conto com ajuda de vocês. O lance vai ser pauleira. Mas, ou eu aprendo a ser mais equilibrada com as minhas finanças, ou a casa cai.
Mira

28 comentários:

  1. Oi Mira estou entendendo o seu drama... to pouquinho assim.. minhas continhas de cartão estão acabando mais ainda tenho.. é complcado.. o meu problema começou depois que fiz meu blog.. vc começa a ficar por dentro das novidades.. é shampoo é coleção nova de esmalte.. ai começa conhecer produtos da mac que são carissimo e vc quer tudo!.. eu por exemplo... to pagando maquiagem... sabe blush de 100,00 batom 71,00.. e vc não aguenta ficar sem comprar.. eu´sou compulsiva por make... Vc deve ser pelas roupinhas sapatinhos..... Sempre vejo blogs de moda.. e no final do post tem a descrição... a calça de tal loja, blusa.. e marca cara rs... Ai fico pensando comigo.. Putz essas meninas devem ganhar muuuito bem rs... não repetem roupa... cada look lindo...chega uma hora aberta as despesas... Mas tenha foco... Nada melhor que a gente vê nossa poupança recheada... um dinheiro valorizado e suado...

    Boa sorte para nós Mira.. beijosssssssss

    ResponderExcluir
  2. OI Mira!
    Acho que esse é o mau da humanidade feminina: abaixo o cartão de creditos!!!
    Brincadeirinha, acho que nem poderiamos viver sem ele mais...Eu tambem estou nesse periodo, o de contar as moedas, fim de ano, rematricula na faculdade, IPTU... nossa cadê meu porquinho mesmo???
    Ja fui muito compulsiva, principalmente quando começei a passear pelos blogs e ver tantas roupas lindas e de lojas conhecidas como a Renner, C&A... ai eu aprendi uma tecnica pra controlar meus impulsos, ver a roupa, experimentar, mais ir pra casa pra pensar se a aquisição ira combinar com o restante das suas roupas, se positivo, voltar ate a loja pra comprar, muitas das vezes o produto que ja foi vendido, ai minha filha, eu acabo economizando sem querer rsrsrsrs. Exemplo, no ultimo dia 31, fiquei louca por um shortinho branco, queria por que queria passar a virada de shortinho, camiseta florida e rasteirinha dourada, fui na loja escolhi, vesti, ai disse pra vendedora, vou ali e ja volto, quando voltei 2 horas depois, ja nao tinha mais o meu numero, fiquei p. da vida, mais nao fiz divida. kkkkkk
    Seguinda o comentario da Silvia, seria muito bacana que as blogueiras usassem as mesmas roupas de formas diferentes, acredito que isso sim é fazer moda, criar, variar, não só comprar e combinar, mais renovar, vamos levantar essa bandeira?

    Beijokas e vamos encomizar!!!

    ResponderExcluir
  3. È...eu entendo muito bem essa situação!Creio que são muitas garotas passando por isso também...E não adianta dizer que sou mais uma delas!Adianta?
    Mas este 2011 irá abrir muitas portas para nós!
    Bj...

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, sei como se sente!
    Força! Reeducar a forma de administrar o $ não é simples, mas é necessário pra que consigamos atingir nossas metas! Você planeja vir à SP? Maravilha! Vou querer te ver pela terrinha da garoa! :)
    E, pessoalmente, não vejo nada de mais em se repetir looks. Eu faço isso o tempo todo. Acho que é natural até pra quem tem grana sobrando demais. Pois sempre tem aquela combinação ou peça, que amamos! Né?

    Arrasa na leitura sim! E tô torcendo pra que tudo dê certo por aí!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  5. Balanço excelente, amiga!
    Pode contar comigo, que também me proponho a te seguir!
    Não é importante ter um look inédito a cada dia.
    É importante sermos felizes a cada dia.
    É importante pensarmos em nossas prioridades e termos criatividade para montar os looks, vestirmo-nos para a festa de cada dia.
    Dou total a apoio!
    Vamos compartilhado.
    Será ótimo isso!
    Feliz e produtivo 2011, amiga!!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Txiii minha linda eu não me lembro de fazer compras a sério... 2010 foi um ano para esquecer...


    mas tu com o que ja tens podes fazer imensos outfits!

    love u*


    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mira!! Eu estava viajando, então parabéns atrasado!! Muitas felicidades querida!! E feliz 2011!!
    Eu estava assim como vc...lendo mtos blogs, novidades, conhecendo milhoes de lojas virtuais. Até q o dinheiro zerou! Agora, assim q recebo meu salário, pago as contas, coloco um pouco na poupança e o q sobra eu deixo pra gastar com minhas futilidades o resto do mês (pq ninguém é de ferro rs). Ah, e nunca parcelo nada pq fica mais difícil controlar. Boa sorte!! Parabéns pela iniciativa do consumo consciente!! bjoks

    ResponderExcluir
  8. Oie Mira,

    Eu já passei por isso. Em 2010, fiquei cinco meses sem comprar nada, pois gastei de mais. Fiz uma promessa e a coisa funcionou. Temos que nos controlar, ninguém merece não conseguir dormir (eu tb fiquei assim.. hehe).

    Espero que tudo se resolva, usa as suas roupas e não compra nada, provavelmente vc deve ter coisas incríveis que foram pouco usadas.

    Beijos querida,

    ogatoquepesca.com

    ResponderExcluir
  9. Oii linda...passei aqui pra conhecer o seu cantinhoo!! Muito bom!!

    Tb estou no mesmo dilema que vc!!! =/

    Bjos

    www.universodagisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. oie Mira!
    nem m fale em economizar!preciso muito aprender a fazer isso!
    Boa sorte amiga =)

    bejO e fica com Deus

    ResponderExcluir
  11. Aff, amiga, preciso de uma resolução assim, mas só depois que me livrar da minha nova obssessão: vestidos!!! Hahahahahahaha. Beijos, linda, um 2011 ainda mais maravilhoso procê.

    ResponderExcluir
  12. Isso aê Mira, vou tentar tb, tb não economizei em 2010 e tenho objetivos maiores em 2011, teeenho que juntar dinheiro para coisas maiores, nada mais de roupa e maquiagem! hehehe boa sorte para nós! :)
    querida obrigada pelo recadinho, espero que o ano novo tenha sido bacana! beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. . Mira querida! Estou contigo e não abro. Meu blog é de emagrecimento, com postagem de look do dia e mensagem de DEUS mas quando tiver com o note farei uma postagem de ano novo abordando justamente o desejo de ser muito mais econômica, tanto que passei a virada e o dia de ano novo com amarelo. Quero fazer a diferença nas finanças esse ano.
    . Conte comigo, se nos ajudarmos mutuamente a tarefa fica menos árdua e ficamos menos sujeitas a derrapagens.
    . Bj. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  14. gente estou no mesmo dilema nao consigo mas poupar nada mas tenho fe em deus que vou conseguir economizar ah entro no seu blog todos os dias mas nunca tinha comentado gleice

    ResponderExcluir
  15. Oii Mira...obrigada pela visitinha!! Já estou seguindoo...depois passa lá de novo.

    Bjuu e Feliz Ano Novo!!

    www.universodagisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Flor estou nessa também e super frustada, tento economizar ,mas não estou conseguindo, esse mês tem um casamento que não posso deixar d eir e lá vai eu gastar mais. Estou enlouquecendo, ams lendo esse seu post dei uma respirada por saber que não é só eu nessa situação =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. E uma situação complicada mas Se eu fosse vc , procurava algum Free lance , e otimo pra quem ta precisando de dinheiro . achei seu blog e estou seguindo , mega beeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  18. Mira, estou no mesmo barco que vc:/
    e entro nessa ctg tá? tbm preciso de uma reeducação econômica urgente, estou quase me sentindo como a personagem do filme "Delírios de Consumo"....

    Amei teu cantinho e amei ainda + saber que vc é de SLZ...eu tbm sou aqui do Ma...SEGUINDO-TE CONTERRÂNEA..RETRIBUA oK?
    bJÔ

    ResponderExcluir
  19. Mira flor..

    Como entendo esse seu drama, estou na mesma situação, esse segundo semestre gastei bem mais do que devia.. Além disso gastei quase todas as minhas economias e agora eu e maridão em casa por falta de $$$$, é bom que aprendemos e esse ano que começa, com certeza teremos mais caltela... Adorei o post!!

    Um Maravilhoso 2011 a você e sua família!!
    Mil bjinhusss.
    complementto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Essa também é a minha resolução de ano novo: economizar.
    Fiquei sem 1 centavo depois de pagar todas as contas com meu último salário, compras agora só no final de fevereiro e assim como vc, roupa só a vista.
    Me dei conta que tenho várias roupas no armário que ainda nem usei ou que usei apenas uma vez, tentarei ao máximo controlar meus gastos esse ano e poupar.
    Boa sorte para nós ^^

    ResponderExcluir
  21. linda *-*
    amei seu blog
    vo seguir ta bom ?
    visite
    http://lauraleather.blogspot.com/
    bjs feliz 2011

    ResponderExcluir
  22. eu tbm to nessa vibe... e tanta coisa pra pagar em janeiro. socorrow.

    é apertar os cintos e colocar as finanças em ordem :P

    ResponderExcluir
  23. Certíssima flor! Também preciso fazer isso já.
    Boa sorte e acompanharei por aqui...
    Bjks.
    http://bellaonediarys.blogspot.com
    @michelegimenes

    ResponderExcluir
  24. mira
    tenha paciencia que tudo dará certo
    Deus ta no controle e boa sorte
    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Mira querida, eu entendo bem o seu drama. E vou te falar, a gente só aprende no sufoco mesmo. Eu estou tentando aprender. Igor me deu um livro que mudou a minha vida haha, "Mulher Inteligente Valoriza o dinheiro, pensa no futuro e investe". Parece ser até ofensivo, mas sério, toda mulher deveria ler, porque é realmente bom. Sim, é um livro de auto-ajuda, mas graças a ele estou conseguindo poupar e encarar minha poupança como uma divida também, e tenho que me pagar todo mês! rs Você vai conseguir poupar sim! E eu vou estar sempre aqui pra dar força! :)

    Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho! Você é que é linda!
    Super beijo e feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir
  26. Amei o post!! Isso aí, bora economizar!!!

    Feliz 2011!

    beijosss

    http://sweetlittletips.com/

    ResponderExcluir
  27. Estou com você nessa de reeducação financeira ! Principalmente para ter dinheiro para poder viajar. Pensei até em cancelar meu cartão, acho que seria um bom negócio.
    É fato: quanto mais a gente ganha, mais gasta ! Aproveita teu bloguinho, reveja seus looks e remisture as peças, o bom desse registro é isso, você sabe o que tem no guarda roupa e dá até pra não repetir look, se souber misturar bem !

    Boa sorte pra vc nessa, linda !
    Bjos
    Anna

    ResponderExcluir
  28. Mira
    A mensagem que quero te deixar é um versículo que sempre me vem a mente quando eu fico preocupada com o dia de amanhã. Espero que toque seu coração:
    "Não estejais ansiosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir(...) considerai as aves, que não semeiam e não ceifam (...), contudo Deus os alimenta. Quanto mais, não valeis mais que as aves?" - Lucas 12:22-24

    Espero que o Senhor te ensine a viver sempre na dependência D´Ele (falo isso para ti e para mim!)

    Um abraço fraternal!

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.