quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mira, e a sua reeducação financeira?

Tenho recebido comentários do pessoal sobre a minha Reeducação Financeira. O mais recente foi o da Ludmila, blogueira querida da minha cidade (ela também adotou meu método, gente, vamos apoiá-la visitando o cantinho dela).
Bem, acho que estou quase encontrando um ponto de equilíbrio. Ainda continuo sim, gastando com roupas, mas, dei uma freada brusca em relação a cartões de crédito. No começo do ano o meu objetivo era ficar dois meses sem comprar nada no cartão e consegui. De março pra cá, eu fiz sim compras com cartão de crédito, mas, de uma maneira mais sábia. Nada de prestações a perder de vista. Hoje em dia eu faço o seguinte: compro à vista ou então parcelo no máximo em duas vezes (apenas uma compra parcelei de 3 vezes). Passei a comprar mais à vista. E nossa, é um alívio não ficar pendurada no mês seguinte.
Confesso, que dei umas duas escorregadas e nessas vezes fiz gastos desnecessários, mas, de uma forma geral eu estou mais contida, penso muuuuitas vezes antes de comprar. Querem um exemplo? A Coleção da Cris Barros para a Riachuelo. Vocês se lembram que eu falei que estava apaixonada pelo macacão e pela camisa listrada? Pois é, no dia seguinte eu retornei na loja e NÃO COMPREI NADA! Nunca fui tão sensata e crítica. 
Eu ainda não fui contemplada com uma conta bancária rechonchuda e, infelizmente não ganho o que mereço, então, pra quê fazer um desserviço à minha pessoa adquirindo uma camisa de 70,00 reais que o próprio tecido não é digno desse valor? A mesma coisa falo do macacão. Agora, prestem atenção, não tenho nada contra quem comprou, até porque cada um sabe de si e de suas condições, mas, eu não posso. Ainda não. E, aparentar uma coisa que não condiz com minha realidade financeira só pra dá uma de blogueira antenada não dá.
E aqui vale um adendo, em especial pra quem é nova na blogosfera e pra quem é "novinha", adolescente, "mocinha"... Não se endividem por causa disso aqui. Isso tudo deve ser prazeiroso, um hobby( claro, se você pensa igual a mim que encara o blog como um espaço para desopilar a mente). Eu sei, que a sensação que temos quando entramos nesse mundo é maravilhosa. As possibilidades, as novidades, o glamour, o povo bonito que a gente conhece e tudo mais. Mas, gente, tudo na vida passa. O que adianta se endividar comprando um monte de coisa, que às vezes a gente nem usa, "só pra mostrar no blog?". Não façam isso. Invistam sim, em coisas que vocês tenham um retorno certo. Estudo, por exemplo.
Mas, Mira, eu quero ser uma grande profissional da moda, quero ser referência. Quero ser a próxima Constanza Pascolato. Ótimo. Vá em frente, mas, se informe, estude, se aprimore, firme os pés no chão e tente, por mais que seja difícil, conter o deslumbramento. Seja você mesma. Nada de comprar uma imagem, de se esconder em roupas, quando na verdade, o que todo seguidor de um blog quer ver, é nada mais do que a VERDADE (se bem que os looks do dia são ótimos, né? rsrsrs).
E, gente, é isso que tento passar aqui. As roupas que uso não são para mostrar no blog. Tipo, não faço a linha romântica, fofa, com ar retrô para agradar um determinado público. Eu gosto disso, esse é o meu estilo. Vou desse jeito pro meu serviço, para a Igreja, shopping, etc e tal. Adoro as novidades, as tendências, fico suscetível às tentações que os blogs apresentam, mas, TER CRIVO é preciso. Morro de medo de ser uma vítima da moda, uma consumidora alienada sem senso das coisas e conseqüentemente endividada. Palavra de quem sabe o que estar falando. Não vale a pena.

(Essa coleção da C&A foi mais uma das tentações que resistir bravamente!!!)

É isso, pessoal. Vou tentar não ficar tanto tempo sem falar sobre assunto aqui. É muito bom receber o retorno de vocês.
Bjokas

12 comentários:

  1. Mira, vc é um exemplo... Além de se vestir super bem é pé no chão e sincera! compartilho seus pensamentos
    bj

    ResponderExcluir
  2. Mira, será que eu tb conseigo?
    É muito difícil, mas vc é um belo exemplo a ser seguido!
    Bjos e muito obrigada!
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as pessoas confundem gostar de moda ou gostar de se vestir bem com comprar muito. Mas pra mim, a chave da questão está em usar bem o que se tem, ou fazer muito com pouco. Ou seja... Nada mais que criatividade e ousadia.
    Beijos Mira!
    Parabéns por ter conseguido!

    ResponderExcluir
  4. Vc tem toda razão, principalmente quando diz que os seus leitores querem ver principalmente verdade.
    Adoro seu estilo e percebo que vc é muito verdadeira.
    Acho que a gente tem que se vestir bem,do jeito que gosta, mas não é necessário gastar rios de dinheiro para isso. Vc é um exemplo disso.
    Também mando fazer várias das minhas roupas.
    Continue com a rf, boa sorte e td de bom.
    xero.

    ResponderExcluir
  5. Mira falo e disse!
    Vc tem toda razão, agente mtas vezes se deixa levar pelo "glamour" e nosso bolso não consegue suportar.
    To nessa Rf tbm.
    Bjos
    PS: Seu estilo é uma graça!! Impecavel

    ResponderExcluir
  6. Tb estou me reeducando. Faço o que está fazendo: dou uma voltinha, mas só compro depois de pensar, pq sei que vou desistir de uma peça e vou ter certeza de que a compra irá valer a pena ou não. Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Segui seu exemplo e consegui me reeducar financeiramente, não sei se por conta do blog, mas eu estava comprando compulsivamente, fiquei cheia de contas, quitei, parei e comecei a reparar que não precisava de tantas coisas como comprava, comecei a controlar meus gastos e penso mil vezes antes de gastar com algo que possa me arrepender depois. Valeu o incentivo Mira.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Obaaaa. Tava querendo saber como vc ta lidando com os consumos. E você falou tudinho que eu penso e desejo, ando buscando esse equilíbrio, só que para chegar nele precisei pisar firme no freio, estava com 4 cartões de credito, sempre estourados. Eu não posso, acho que ngm pode nem deve.!
    Quero chegar a comprar tudinho a vista e sair feliz e sem divida da loja.
    Não vou negar que estou cheia de coisas na minha wish list, mas elas podem esperar.

    Muito bom ler sua opinião e seus conselhos.
    beijos flor.

    ResponderExcluir
  9. Mira que post maravilhoso!
    MUito bom o conselho que deu para as novas blogueiras.
    Eu também não me deixo levar..não gostei da coleção, acho que não vale o preço e não compro e nem vou comprar... só porque todo mundo esta usando ou porque é de uma determinada pessoa.

    NOTA 10

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Mira, eu quase não comento aqui, mas este post está ótimo. Também estou há quase dois meses sem comprar nada para mim (só para meus filhos, eles precisam)e pretendo chegar aos dois meses dia 16, e também depois dessa data pretendo reduzir muito minhas compras e prestar mais atenção às peças que já tenho e aproveitá-las melhor, aumentando suas opções de uso. Bjocas.

    ResponderExcluir
  11. Muito sábia sua concepção.
    Parabéns.
    Beijo:)
    as Fashionistas.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mira!! Amei o seu post, decidi que tb vou começar uma reeducação financeira! É smpere bom ler os seus relatos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.