quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sobre o pássaro ferido e o cuidado que merecemos!

Estou triste, revoltada, com o coração apertadinho. Estou tentando entender o que leva um homem a achar que é dono da vida de uma mulher. Estou tentando compreender, o que leva um pai, a pôr um fim à inocência da sua filha.
Quem me conhece sabe que eu não sou dada à otimismos em relação à humanidade e sempre digo que o homem tem se especializado cada vez mais em ser cruel. Sempre digo que a criatividade maléfica que estampa diariamente as capas dos jornais não me surpreende porque não tenho grandes expectativas em relação ao outro.
Mas, outro dia, me vi surpresa com um fato e isso deixou-me doente (sou daquelas que sintomatizam tudo!). Deparei-me com uma criança assustada, aterrorizada, destroçada por ter sofrido uma situação de abuso por parte de uma pessoa que deveria ser seu provedor, seu protetor, seu amigo. 
Essa situação não foi a pior que eu já presenciei. Trabalho numa instituição que atende mulheres vítimas de violência e já atendi cada caso que só Deus para me fortalecer!
Mas, em relação a essa situação, em particular, confesso que fiquei profundamente tocada. Quando fecho os olhos, lembro-me dos olhinhos daquela criança, tão assustados, tão feridos. A voz dela numa repetição constante, pedindo ajuda. Imediatamente veio à minha mente a imagem de um pássaro ferido. Tristonho por não poder mais voar.
Tenho a consciência de que a vida dessa criança não acabou. Ela está viva, apoiada por uma rede de pessoas que a amam e o meu maior desejo, na verdade, minha oração é que ela encontre reservas para superar esse trauma. Mas, é isso que essa situação é: um trauma, uma ferida e por mais que vire cicatriz sempre estará com ela. Vocês percebem o que foi tirado dessa criança? Os seus referenciais, a sua inocência, a sua escolha em entregar-se a quem quisesse, a sua dignidade, a sua infância e tantas coisas mais que não consigo nem dimensionar. E ninguém, NINGUÉM nesse mundo tem o direito de fazer isso. É cruel, é desumano é doentio. É de uma maldade maléfica, se me permitem a redundância.
Sei que a maioria dos meus leitores são mulheres, talvez algumas já passaram por situação de abuso (sexual, psicológico, patrimonial, físico, etc) e eu quero dizer uma coisa pra você: NÃO É CULPA SUA! Você merece ser amada, cuidada, respeitada e valorizada, não permita que convençam você do contrário. Eu sei que é fácil para eu falar essas coisas, já que não vivo em situação de abuso, quem vive em situação de violência é que sabe aonde o calo aperta, mas, você, minha querida, merece viver uma vida bem melhor, diferente. Você não está sozinha.
No mês de maio temos algumas datas importantes: Dia 18 foi o Dia Internacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Dia 28, próximo sábado, é o Dia Nacional de Enfrentamento à Mortalidade Materna e também é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.
Essas datas trazem uma reflexão necessária quanto a situação da Mulher. Vivo num estado em que a pobreza, o analfabetismo, e a falta de acesso aos serviços de saúde são gritantes. Diariamente atendo mulheres que nunca fizeram um preventivo na vida e quando chegam ao serviço de saúde já estão com câncer em estado terminal. Fora, isso, constantemente aparecem casos de abuso das mais variadas formas possíveis. 
Merecemos cuidado! Merecemos respeito! Ninguém é dono de ninguém e não compete a homem algum o poder de decisão sobre a vida e a morte da sua namorada, da sua mulher, da sua mãe, da sua filha, etc.
Aproveito para divulgar o telefone da Central de Atendimento à Mulher (180). É um serviço do governo federal que conta com pessoal capacitado para orientar e ajudar mulheres vítimas de violência. O Ministério da Saúde também conta com um portal da saúde e lá tem uma seção específica para a mulher. Vale a pena a visita. Acessem aqui.

Beijos!

17 comentários:

  1. Querida, que tocante! Também me revolto, não entendo, não compreendo, não assimilo como tem homens, pais que ao invés de cuidar, proteger, guiar... maltratam, abusam, espancam... suas crianças... e assim, marcam para sempre seu futuro... suas vidas! Fico indignada! Triste! Dói quando vemos ou ouvimos saber de casos em que o descaso e o desamor se sobressai nas relações humanas, ou seria desumanas? Compartilho da sua indignação! E vamos denunciar se algum abuso presenciarmos! Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras. Depoimento de uma conhecedora de csusa, de uma profissional competente, de uma mulher consciente. Orgulho, amiga. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. vc e uma pessoa de coraçao enorme. Deus te abençoe
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Miroca, chorei... sei bem o que vc fala com tanta sabedoria...passei por abuso na infancia, oriundas de meu padastro, foi dificil, pois era ameaçada constatemente e muitas vezes pra me preservar durmia na escola, com a ajuda da minha diretora que me trancava na diretoria, evitando assim a consumação do fato! Minha mãe era muito apaixonada e como sempre fui sismada com ele ela achava que estava mentindo tentando separa-la dele, e assim ele a ebebedava para agí, felizmente eu consegui( nao sei como) me livrar dele antes que ele fizesse coisa pior, e minha mãe tambem consegiu superar tudo depois de descobrir a realidade sobre ele. Hoje esta tudo bem, minha mãe esta otima e eu tambem(confesso que tenho particulamente traumas que irei carregar por toda minha vida) mais no total saí no lucro em visto a muitas que nao conseguiram fugi como eu e lutar pra escolher quem seria o homem pra quem queria de fato!
    Aqui na Bahia ontem aconteceu de duas irmães 15 e 14 anos matarem a tiros o pai e padrasto(pai de uma e padrasto da outra) motivo: eram abusadas a 4 anos e ja nao suportavam mais, aproveitaram uma briga do sujeito com a mãe delas e munidas de tamanha raiva, mataram...não justifica o crime, mais confesso que as entendo!
    beijokas Miroca!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com um aperto no coração ao ler esta história!É muito triste a crueldade que somos obrigadas a ver todos os dias de nossas vidas!
    Sei que a ''sociedade'' vive desconexa e desumana,mas tento me fechar em meu casulo e saber que pelo menos em meu leito de vida,temos paz e respeito dentro de nossa casa!
    Porém,sempre estendo a mão a quem precisa de ajuda,a quem precisa de carinho!
    DEUS guarde esta criança,dê forças,muita força para superar este fato...
    Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Querida!
    É de doer no coração a agressão à qualquer ser humano, mas quando se trata de criança, acho que é tudo imensamente maior. Resta-nos denunciar sempre e o mais importante: ORAR com muita força, pois, às vezes, ou melhor, muitas vezes, a justiça é lenta e não exerce seu papel na totalidade. Uma pena...

    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Tocado profundamente com este post. Realmente me pergunto aonde a maldade humana pode chegar? Ser agredida por aqueles que deveriam amar e respeitar é triste, muito triste. Mas que ninguém se cale e que haja denúncias e principalmente punições efetivas por parte da Justiça constituída.
    Que Deus te dê muita força para continuar a fazer o seu trabalho de ajudar essas pessoas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu não teria psicológico pra vivenciar isso. Graças ao bom Deus você tem e a admiro por isso.
    Eu não tenho palavras para descrever minha revolta para esse tipo de coisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa Mira,
    eu não conseguiria trabalhar em seu lugar. Apesar de ver as coisas piorando a cada dia, ainda não consigo ententeder, fico perplexa a cada novo caso que surge =/
    Parabens pela iniciativa de falar tudo isso aqui, as mulheres precisam ver que realmente merecem ser amadas e respeitadas "assim como Cristo amou a igreja".

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Miriam, que bom vir aqui e ler isso! realmente é revoltante, dói, choca para quem sabe, para quem v~e, imagina para quem sente, para quem passa por isso!

    achei sua reflexão linda e pode acreditar que voc~e fez um ótmo post infomratico.
    parabéns.

    bjss

    ResponderExcluir
  11. Mira,

    Imagino toda sua revolta e faço minhas palavras as suas, este mundo esta cada vez mais perdido, pessoas que se julgam donas da verdade e que fazem o que querem da vida das outras pessoas.

    Fico triste, mto triste, porque a vida tem se acabado por mto pouco, mas peço a Deus que dê a essas pessoas um proposito, uma direção, porque é isso que tem faltado, Deus na vida das pessoas...

    Um super beijo!!!

    ResponderExcluir
  12. Mira, coisas mais triste essa realidade, né? Acho o fim do mundo abusos sexuais, principalmente vindo de pessoas que deveriam preservá-la, cuidá-la. Concordo plenamente com você! Resta rezar para as crianças que sofrem com esse tipo de coisa não deixem que os traumas transformem suas vidas. E rezar também para que as coisas melhorem.

    Muito se fala sobre o fim do mundo, para mim, o mundo já está acabando faz tempo. Não é o fim do mundo um pai abusar sexualmente da filha? Não é o fim do mundo um filho matar um pai ou vice-versa? Pra mim é!

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  13. Ai, Mi!
    A humanidade está perdida!
    Também fico revoltada e deprimida com essas monstruosidades!
    Muito nobre da sua parte refletir sobre esse assunto e disponibilizar sites e telefones que podem ajudar vítimas.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Mais que um desabafo, esse post foi tocante, real e esclarecedor. Compartilho da mesma opinião que vc sobre a humanidade. Mas apesar de esperarmos, muitas vezes, o pior do ser humano, não podemos nunca nos acostumar com algumas falhas advindas da imperfeição humana,sobretudo aquelas que marcam para sempre outras vidas. Não devemos jamais perder a capacidade de nos indignarmos com o que vemos.
    Um bj pra vc!

    ResponderExcluir
  15. Oiiii!achei seu blog super fofo!! Estou seguindo ok?

    JAQUELINELEDERMANN.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    Parabéns pelo texto.Suas palavras consenguem traduzir perfeitamente tudo que acompanhamos no cotidiano.
    Fantástico.
    Bjk
    as Fashionistas

    ResponderExcluir
  17. Caramba que texto bom!
    Muito oportuno viu...é cada bárbarie que vemos!

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.