segunda-feira, 27 de junho de 2011

Boca no trombone: por mais qualidade nos comentários!


Já tem um tempo que tenho uma questão que me incomoda, e eu resolvi compartilhar com vocês, assim como saber a vossa opinião sobre o assunto. Prometo que esse post não será longo.
Pois bem, quando uma pessoa decide criar um blog, ela aprende com o tempo que existem vários tipos de leitores e, por conseguinte, também existem vários tipos de  comentários. Não vou fazer uma classificação aqui, visto que não é o objetivo desse post. Mas, quero falar sobre o leitor que é blogueiro (a). E, filtrando mais ainda a questão, não é qualquer tipo de blogueiro, mas aquele que usa outros blogs para promoverem os seus.
Que fique bem claro o seguinte: não sou contra ninguém visitar blog alheio para divulgar sorteio ou seja o que for. Sou contra a divulgação pela divulgação, APENAS, e muitas vezes isso é feito com muita má fé.
Traduzindo o que foi dito acima: Francisquinho percebe que o blog de Mariazinha tá bombando (muitos seguidores, muitos comentários, muitos RTs no twitter, muitas indicações no facebook) e pra divulgar o seu blog não muito "badalado", ele começa a bombardear o blog de Mariazinha com comentários do tipo - "Passe lá. Hoje falaremos sobre o dente de ouro da Rainha Elizabeth". E só. A pessoa não se dar nem o trabalho de ler o que Mariazinha postou. Tem uns que são mais discretos e dizem pelo menos: "Belo post" e segue-se então um verdadeiro cartaz de auto promoção.
Eu acho que tudo tem um limite e é preciso ficar atento para que ele não seja extrapolado tão descaradamente. Sejamos sinceros, muitos de nós já usaram esse tipo de artificio e não serei eu a armar fogueira da inquisição, mas, confesso que ando com saudade dos tempos que entrei na blogosfera e isso não faz muito tempo. Em julho o meu blog completa dois anos, e lembro que naquele tempo, quando eu recebia comentários, as pessoas realmente liam os posts. Estavam interessadas em deixar registrado por aqui palavras afetuosas, relevantes, de qualidade.
Calma, graças a Deus isso ainda continua por aqui SIM. Tenho os melhores leitores do mundo. Pessoas que me acompanham desde 2009, assim como novos leitores que tenho conhecido, que são simplesmente especiais. Mas, todos sabemos que esse boom bloguístico trouxe consequências tanto para o bem quanto para o mal. Uma destas, a perda qualitativa dos comentários. São muitos blogs para visitar, muitos comentários, e-mails para retribuir e nem sempre é possível fazer uma visita digna nos blogs dozamigos (ganhei uma tendinite potente por causa disso, como alguns devem saber).  Mas, gente não vamos esculhambar também, né? 
Pensem bem, a gente prepara com maior carinho um post, elabora, fotografa, edita, carrega foto. Isso leva tempo e tempo é dinheiro. Eu poderia estar me dedicando a outros interesses bem mais lucrativos, mas escolhi blogar porque eu gosto, eu tenho prazer nisso. É óbvio que nem sempre as nossas expectativas serão totalmente correspondidas, temos que estar preparados para o que vier, mas isso não é argumento para se efetivar uma banalização nas relações da blogosfera. Acredito, que assim como o dono do blog tem uma responsabilidade com o seu leitor, este também  tem a sua, quanto mais quando ele for blogueiro. 
É aquela velha máxima, não faça com o outro o que não quer que seja feito para você. Se você quer que seu blog seja visitado, então seja cortês, demonstre interesse pelo blog alheio, crie um vínculo com seu leitor e seu vizinho blogueiro que seja pautado no respeito e na consideração. E por favor, nada de lixo eletrônico. Porque sim, queridos, esse tipo de comentário nada mais é do que isso. Não influi e nem contribui.
Quando eu recebo comentário assim, eu nem me dou o trabalho de ler assim como visitar blog divulgado. Talvez a pessoa não saiba que esse tipo de coisa é simplesmente chata e ao fazer isso ela corre o risco de ser antipatizada. Pois, me digam com sinceridade, quem gosta de receber comentários de uma pessoa que não mostra o mínimo de interesse por você?
Pense nisso. Especialmente pra quem está chegando agora na blogosfera. Aliás, o tema do meu próximo post será do vosso interesse. 
E agora é com vocês. Estão de acordo ou não estão? Quero saber o que pensam sobre isso. Vamos lá!!!

56 comentários:

  1. Mira estou contigo e não abro, eu mesma recebo um monte desse tipo de comentário e sinceramente nem me dou o trabalho de visitar o blog da tal pessoa. Também canse de ser revoltada e por isso mesmo até hoje não fiz post.Sempre pensei em deletar esse tipo de comentário, na indecisão acabei deixando. Mas entendo muito bem você e a apoio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Guga Fernandes-Mídias Sociais27 de junho de 2011 às 17:04

    Concordo com você,são cada comentários que se ver.
    Ei já foi no www.meuestilogugafernandes.com.br
    Dê uma passadinha lá ta cheio de novidades.
    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  3. Gostei Mira.Realmente isso acontece.Acho chato.Se a pessoa te segue e quer saber o que tem no seu blog,ela o visita.Não precisa o blogueiro tá fazendo comentário com o que tem no blog dele hj.Ah vá...
    Acho bobo.
    No máximo o link do blog,e só.Se a pessoa quiser visita,se quiser comenta.
    Adoreiiii o post mesmo!
    Nem divulgação de sortei é legal assim,eu perdoo,mas acho desnecessário.
    Saiba que adoro seu blog,mesmo.Adoro sua visão de moda:pessoal,decente,alegre e divertida.
    bjoooo
    http://blogdamirellasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Puxa, isso é um saco mesmo!
    Não modero, mas acho esse tipo de comentário irrelevante! Inclusive, se gostei do post, das fotos, mas não tenho nada de interessante ou diferente pra dizer, tenho preferido não comentar. Porque me sinto mal fazendo comentários muito genéricos.
    Imagina autopromoção pura e simples! Puta falta de sacanagem!
    rsrs

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, disse tudo flor! Se tem algo que não gosto são comentários para se auto promover... sempre procuro me interessar pelo post, ler todas as informações e ai sim, sem pressa nem links, deixar minha opinião. Acho que o que falta é interesse pela informação que o outro tem a passar e não só a que nós passamos. tudo na vida tem um retorno, e assim como nós esperamos ter um bom resultado e público, que sejam pessoas interessadas né... Fora que as pessoas que mal leem o post e correm pra se auto promover acabam perdendo o mais gostoso, que é a troca de informação! ótimo post, Mira... Parabéns!
    Beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi, sei do tempo do blog, ganhei meu vestido lindo de viver em julho de 2010, acho que foi de niver de um ano neh? Sobre o post e os coments "abusados", eu gosto de pensar no blog como uma comparação que a Aline Aimée fez outro dia, para ela é blog é como um jardim, que cultivamos e esperamos que alguém passe e veja como estão cuidadas com todo o esmero as nossas flores. O tempo é pouco, as vezes a conexão não ajuda, quando é assim eu prefiro voltar outro dia, acho um desrespeito alguém fingir que leu o post e comentar algo que não tem nada com o escrito, por exemplo, eu entendo todos os problemas e ocupações que alguém pode ter, mas eu tenho um blog e visito uns 20 diariamente por prazer, não como uma obrigação que vc faz com má vontade.
    Já tinha visto vc reclamando do assunto no twitter, e concordei lá e agora tmbm!!!

    boa semana e bons comentários

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, Mira! Isso cansa e irrita mesmo! É bem o que você disse, a pessoa não demonstra o mínimo de interesse em você e no seu blog. Ela quer apenas divulgar o seu canto. É cansativo e desnecessário, pois como você, dificilmente visito quem faz esse tipo de comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post Miriam!
    Um dos melhores ditados que tem é aquele que diz:
    Quando não se tem nada pra dizer é melhor ficar calado.

    Eu não recebo mts comentarios no meu blog, na verdade nem ligo pra isso pq é melhor não receber do que receber comentarios desse tipo.

    Beiijiin'

    ResponderExcluir
  9. Eita que vc falou tudo e com classe e com coragem, por isso que gosto tanto daqui e de vc, não só dos seus looks que se parecem muito comigo numa fase mais nova, mas pq vc parece uma linda boneca e tem um estilo próprio e com muita personalidade. Bjs querida e dou total apoio, tbmnão gosto de comentários assim.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mirian!
    Muito legal seu post, pois apesar de meu blog não ser tão conhecido, muita gente entra e não lê, só visualiza as imagens. Eu já fiz 2 posts explicando que quem modela pra mim é uma outra pessoa, e recebo alguns comentários como se eu fosse a Pri!!! É chatinho mesmo... Logo que comecei, deixava meu endereço nos comentários, hoje nem isso faço mais, apenas comento e assino. É mais digno, afinal visita você quem quiser, né? Super beijo e parabéns pelo seu cantinho especial.

    Rejane Abreu.

    ResponderExcluir
  11. Sabe querida!!! Eu concordo com você.

    Não vou mentir as vezes passo em blogs comento do post é claro e abaixo deixo os links dos meus. Mais nunca fiz isso na maldade e sim para que as outras leitoras também conhecessem meu blog.

    Agora ficar divulgando sorteios e etc... Isso eu não faço.

    Isso anda acontecendo no meu blog recebo comentários que nem falam do meu post e sim para participar de sorteios. È um saco isso. A gente tem o maior trabalho de ficar criando post e tem pessoas que não dão valor. Aff!


    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. É chato mesmo! Eu costumava pagar esses comentários na mesma moeda. As gurias promoviam e ainda pediam que fossem seguidas.

    Eu ia até lá, fazia um comentário parecido e nunca mais voltava. Depois notei que tava era perdendo tempo com isso.

    Eu visito os blogs que sigo todos os dias, todos os posts, mas não comento em todos. As vezes não tenho um comentário descente a fazer a não ser aquele de sempre: "Adorei o look", então prefiro nem comentar.

    E eu sei que acontece a mesma coisa no meu blog. Eu sei que as pessoas leem, mas não comentam, isso é mais importante pra mim do que ter a caixa de comentários cheia de promoções de blogueiras que nem se quer leram o post.

    Outra coisa que me fez refletir foi os sorteio com a regra de seguir o blog. Fiz dois sorteios no meu blog, e eu queria fazer a penas para as realmente leitoras, mas como eu não teria controle sobre isso, coloquei essa na regra que era apenas para as minhas seguidoras.

    Com isso o blog foi ganhado números, não seguidoras leitoras, só números. que sem graça, né?

    ResponderExcluir
  13. hahaha é isso aí Mira!! rsrsrs
    Espero que os Joõezinhos se manquem hehehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Concordo 100% com você. Não é só seu blog que sofre com isso não, o meu tb passa por esse "probleminha". E não precisa ter muitos seguidores não, eles fazem tipo SPAM e saem por ae espalhando a propaganda! Um saco! huahuaauhuh
    Beijos e Boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Será mesmo? Custo a crer nisso rsrsrs
    E acho que quando o cara vai registrar o nome da empresa existem exigências. E a questão do português é levada em consideração.
    Eu hein? Cada coisa.

    ResponderExcluir
  16. Belo post. Veja lá no meu blog um incrível sorteio de um kit embelezador com 1200 produtos...


    Brincadeira :P
    Acho o fim quando as pessoas comentam sem nem ler o que foi escrito. Falta de consideração ou pura preguiça?E tentar se promover assim acho um tiro no pé. Fica muito ridículo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Mi concordo com vc e faço das suas as minhas palavras tb,até postei teu link no twitter,detesto comentários control c control v,sabe.Bj

    ResponderExcluir
  18. Concordo Mira, pronto falou mesmo heim?! rsrsrs
    è por isso que tenho poucas seguidoras,kkkkkkkkkk!
    beijokas

    ResponderExcluir
  19. Oiii

    Sabe que concordo com vc. Tem aqueles que deixam , me segue que eu te sigo, tem tbm aquele, otimon fdss...
    Eu tambem acho que ha um ano atras os comentarios eram bem mais carinhosos e atenciosos, mas fazer o que né...

    òtimo desabafo;;;

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Concordo Mira, pronto falou mesmo heim?! rsrsrs
    è por isso que tenho poucas seguidoras,sigo os blogs que gosto e não peço pra ninguem me segui nem fico divulgando o que eu posto no meu pronto falei tambem kkkkkkkkkk!
    beijokas

    ResponderExcluir
  21. sabe Mira é por isso que eu quase nao comento nos blogs que visito. o seu por ex é um blog q acompanho diariamente a alguns bons meses já e quase nunca comento, e sabe porque? pq tenho vergonha de vir e deixar um comentariozinho mixo (aposto que vc sabe bem como é nao ter muito tempo pra comentar) e entre comentar qualquer coisa a nada prefiro o nada, assim não passo a impressao de q so estou querendo atençao.
    acho q quando agente acomoanha um blog é porque gosta e pronto. o blog nao precisa ter milhares de seguidores e sim ter bons amigos que entendam o sentido de tudo.
    enfim entendo seu desabafo e super apoio (até me dei o luxo de tirar um tempinho pra comentar.)

    beijos flor boa segunda e olha que assim cmo eu tem muitas pessoas que te acompanham que gostam do que vc escreve e so não comentam por falta de tempo.

    ResponderExcluir
  22. Super mega concordo!!!
    Por mais 'simples'que o post pareça ser, demandou tempo e dedicação da nossa parte, merece no mínimo receber atenção de quem ler. Por isso que tbm fico triste qnd o comentário é apenas auto promoção.
    Mas ainda bem que existem leitores que nos motivam a escrever e a continuar nessa vida de blogueira :)
    Bjs, querida

    ResponderExcluir
  23. Oi Mirian!
    Concordo com o que vc escreveu, adorei! Comentários como esses que vc citou: só pra divulgar alguma coisa, com propagandas, links, "Belo post", etc... são ignorados por mim. Faço o possível pra retribuir todas as visitas, e sempre que tenho um tempo disponível procuro visitar todos os amigos que estão na minha lista de favoritos... sempre com prazer, nunca por obrigação:) Adoooooro esse mundo virtual, já conheci pessoas muito especiais através do blog;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Miiiira, concordo super com vc amiga! É chato ver isso e eu simplesmente não aceito o comentário (a chata), mas acho que realmente tudo tem um limite e muita gente passa do limite.

    Uma pena...

    Bjossss

    ResponderExcluir
  25. E super chato qudno se recebe um comentario e vc percebe que a pessoa nem leu ou observou o post que fez...bjs, amei o vestido amarelo com a sapatilha azul...

    ResponderExcluir
  26. Eu estou super de acordo, amiga!
    Você tem toda razão.
    Eu até coloquei moderação nos comentários do blog, porque várias pessoas entravam apenas para fazer propagandas.
    Se quiserem parcerias, são bem vindas, mas por simples propaganda, não dá.
    Concordo com você.
    Beijo!
    http://tengavolantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Tem cada um mesmo!!
    Concordo com tudo!!
    Beijos
    Carol
    http://colaemmim.com/

    ResponderExcluir
  28. Miriam,

    Vc colcou em palavras coisas que eu tinha na mente a muito tempo!
    Não gosto disso tbm, aliás, já comecei a visitar blogs que fizeram propaganda no meu, iniciando assim: ai, adorei teu blo, passa ´lá no meu..." tá ok, eu passo, e muitas vezes tem algo que realmente vale a pena e acabo seguindo e volto, sem duvidas. Muitas vezes a pessoa so me visita até eu me tornar seguidora ou comentar. Sinceramente? Não volto mais. Não quero ser apenas mais uma, assim como não quero ter apenas mais um que siga o meu.
    Quero interagir, quero trocar experiencias, uma palavra de apoio, de carinho, ser ser humano sabe? Mas ai vem esses recados automáticos de autopromoção... Isso não cola mais.
    Não tenho tido tempo de visitar os blogs que gosto e as vezes até visito e não consigo comentar como gostaria, acabo nem escrevendo, mas quando visito, gosto de ler tudo, acabo sempre dando meus "palpites" e escrevendo meus loooongos textos... Acho que se é para me seguir ou comentar no meu só para ter mais um no seu, nem o faça.
    Estou feliz do jeitinho que estou....
    Na caixinha de seguir tem um a cada duas, tres semanas ou mais! E to feliz assim, se não tivesse nenhum, mas eu ainda tivesse minhas visitinhas sinceras, como eu sei que tenho hoje, seja meia duzia de recados ou 20, eu estarei feliz. Não quero numeros, quero pessoas!!

    Parabéns pelo post.
    Aqui em Porto Alegre esta muiiito frio, escrever recados e ficar no pc é para virar picolézão, é sério. Provavelmente este será meu unico comentário em blogs amigos hoje, mas não podia dixar de palpitar e dar apoio a questão.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  29. Mira, falou tudo!! Adorei o post e sempre também penso isso quando vejo esse tipo de comentários....Pessoas sem noção né?! hahah
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  30. mi...acordo totalmente com vc...os comentarios perderam mt a qualidade né? eu percebo isso no blog tbm..as vzs deixo de comentar por falta de tempo, pq da vergonha de comentários curtos e sem conteúdo...mas enfim...faz parte!!
    bjss

    ResponderExcluir
  31. É super chato isso, eu que comecei a pouco tempo nunca usei nenhum artifício nem peço pra ninguém me seguir como muitas colocam, acho de última. Prefiro ter poucos e bons seguidores! Bjus

    ResponderExcluir
  32. É super chato isso, eu que comecei a pouco tempo nunca usei nenhum artifício nem peço pra ninguém me seguir como muitas colocam, acho de última. Prefiro ter poucos e bons seguidores! Bjus

    ResponderExcluir
  33. Olá!!!Bom, como leio tudo minuciosamente nos seus posts concordo plenamente com vc.Quando vou comentar em algum post em alguns blogs eu percebo mesmo esse tipo de coisa,principalmente:Vai lá tem sorteio,eu imaginava que seria só para se auto promover e nem passo lá.Gosto muito de seguir blogs que os assuntos sejam interessantes e os que minhas blogueiras(os) indicam.quero dizer novamente que vc tá certa e que eu aqui ó leio tudim que tu escreve tá?kkkk bjim flor...

    ResponderExcluir
  34. Oie flor,eu concordo contigo. Tem gente que nao lê e posta um comentário nada a ver com o assunto.
    As vezes estamos dizendo que o produto nao fez o resultado esperado e a pessoa comenta: "ai vou comprar me parece bom", hahahaha. Eu fico rindo com isso!
    Tem gente que nemo lè o post e só faz divulgaçao, tem tudo de tudo nesse meio ;)

    bjiimm

    bjiimm

    http://muslimahfashionn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Mira, vc tem mais que razão!
    Esse tipo de comentário s´serve mesmo pra chatear a gente!
    Até aceito que alguém divulgue uma promoção ou sorteio do seu blogue, mas tem gente que realmente passa dos limites!
    Gostei muito da forma que vc lidou com o assunto. Embora nem sempre comente, sempre visito seu blogue e simpatizo demais com vc.
    Um xero.

    ResponderExcluir
  36. Nossa isso é verdade, eu já fiz e as vezes faço propaganda nos meus comentários, mas sempre leio o que a pessoa diz e tendo demonstrar a minha opinião, lá no finalzinho eu coloco o endereço do meu blog. Acho uma divulgação válida, e se tem alguma coisa extratosferica eu pesso para a pessoa passar e olhar.

    Mas so divulgar é triste...

    Boca no trombone Miraaa.

    Beijos

    www.ludribeiro.blogspot.com (ps: divulgação do bem..rsrs)

    ResponderExcluir
  37. realmente esta situaçao e chata mesmo, mais deixa pra la o importante e que tem bastante gente que ama seu blog e seus looks. Sempre quando eu recebo este tipo de visita eu tambem nao ligo.
    otima semana
    beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Mira, eu concordo plenamente com você, e mesmo meu bloguinho não sendo top rsrsrs, eu sinto falta dos comentários mais sinceros, sabe que eu até parei de escrever no blog, pois percebi que as pessoas nem liam mesmo..
    O que mais gosto no meu blog é que conheço cada uma das minhas leitoras, quando vejo o comentário no email, nem preciso da foto, já ligo o nome a pessoa.
    bjusss

    ResponderExcluir
  39. Concordo plenamente. Isso acontece direto comigo também. Gente q fala a vida do blog no post. As vezes fala ah q linda sapatilha e eu to de BOTA!
    Ou fala qualquer coisa, até mesmo no post do ano passado do meu aniversário teve gente perguntando pq eu tava comemorando? Sendo q tava hiper explicitado q era meu aniversário! ¬¬
    Acho q gente q faz isso é pq pensa q como tem gente q ganha dinheiro com o blog quer bombar o seu pra ganhar tb.

    ResponderExcluir
  40. Amei e concordo com cada palavra do post! E mais: perfeito o título! Simples, direto e objetivo: Por mais qualidade nos comentários!

    ResponderExcluir
  41. Lindinha, demorei, mas cheguei !!!
    Adooorei o seu post, mas nao tinha dado tempo de comentar.
    Concordo plenamente com vc.
    Acho muito feio quando a pessoa entra no blog, deixa um comentário que nao tem nada a ver com o post que vc fez e ainda fala de sorteio ou divulga o blog simplesmente !!!
    Eu sempre fiz (e faço questão) de prestar atenção nos posts, nas fotos, nos textos... gosto de ser delicada e deixar um comentário sincero e sempre gentil, afinal de contas o blog é um cantinho especial e merece respeito e carinho por parte de quem visita.
    Beijoooocas grandes pra vc !!!

    ResponderExcluir
  42. Mira, concordo com tudinho!!!!!!
    eu comento bem pouco no blog, pois agora, minha net está bem complicada aqui no trabalho, aliás, tem postado pouco no meu bloguinho também. Mas sempre achei feio, deselagente, me parece roubar parte do trabalho do outro, entrar em blogs que não tem nada haver comigo só para fazer publicidade. Espero que seu blog cresça muito, já disse que você é linda e meiga... apesar de quase não comentar, entro todos os dias!
    Deus continue te abençoando.
    Ana
    http://cantinhoparaalegrar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. . Mirinha querida, vc está coberta de razão e morroooooo de saudade dos comentários do meu início de blogueira, fiz inúmeras amizades fortalecidas com esses comentários, as carrego até hoje.
    . assino em baixo, se pudesse copiaria a postagem e divulgaria pela blogosfera a fora.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  44. Olha eu concordo e assino em baixo com tudo que escreveu, eu fico muito chateada quando a pessoa deixa um comentário que não tem nada a ver com o post e vamos falar sério dá para perceber quando a pessoa leu sua postagem e quando ela não leu né, mas enfim é muito chato mesmo!

    Bjos; Janini

    ResponderExcluir
  45. Concordo plenamente. Já aconteceu comigo e acho irritante, uma puta falta de respeito. Pior é q pessoas que fazem nao percebem que o efeito é contrário, assim como vc disse eu tb não dou a mínima, sequer tenho vontade de visitar o blog. Mas tem gente pra tudo neh, gente sem noção.

    Bjos!
    Andréa

    ResponderExcluir
  46. Oi Mira,adorei o post e concordo com vc em cada palavra. Tem uns comentários que são mto sem noção.
    Venho aqui sempre,mas comentei super pouco. Tipo assim...ficar na base do adorei o look não dá,né.
    Abraço carinhoso.
    Cris :)

    ResponderExcluir
  47. Oi Miria!
    Bom como estou chegando na blogosfera agora, eu gosto muito qdo vcs que já tem blog há mais tempo fazem este tipo de post, assim adquiro um conhecimento de como trabalhar melhor com meus vizinhos blogueiros...

    bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Ah!e sim acho anti ético esta coisa de passa lá no meu blog e tals no comments, se o joaozinho já post usando o link do blog quem quiser conhecer só clicar não acha?
    Bjs, de novo!

    ResponderExcluir
  49. É... É um saco mesmo. Recebo tantos desses... Daí, vou no blog do fulano, leio o post, deixo um comentário e nunca mais ele passa no meu blog.
    Mas blz. A gente segue em frente e comenta nos blogs mais amigos...
    hahahaha!
    Beijinhos, Mira!

    ResponderExcluir
  50. Oi Mira, eu sou uma das que passa aqui e muitas vezes não comenta, não tenho tempo sempre. Mas hoje eu precisava comentar. Também acho isso chato, e também não gosto de comentário padrão, tem blogueira que faz o mesmo comentário em vários blogs para ver se chama mais freguesia, mas seguidoras para o blog dela, rs. Outra coisa que me deixa brava é quando trocam meu nome, já aconteceu comigo algumas vezes, rsrs. Bjocas.

    ResponderExcluir
  51. É isso mesmo Mira, tô contigo. bjoss lindaa

    ResponderExcluir
  52. Menina,

    Eu fico revoltada com isso!! Odeioooo quem faz esse tipo de coisa, e detesto quem pede pra ser seguida tb...Acho que seguir é um ato de vontade própria, nada de obrigação... Assim como postar comentário tem que ser pq realmente gostou e não pra angariar futuros leitores...!!

    Enfim... Concordo com tudo que vc disse!!rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  53. Sempre via a presença dos endereços nos comentários e já cheguei a ler que isso servia como forma de divulgação para um blog, já coloquei algumas vezes, na minha fase de inesperiência, admito, mas sempre receiosa,sabe? Sempre considerei inoportuno, e, ficava com vergonha. Hoje, consciente, prestigio e comento. O legal é que com o tempo adquirimos a noção e aprendemos a etiqueta de como se comportar com os blogs vizinhos.

    ResponderExcluir
  54. Oi, segui o link do seu blog em outro blog e o estou visitando pela 1ª vez e acho que vc tem toda razão no que postou. Tb já recebi comentários no meu blog com o intuito de promoção, mas isso e algo que realmente sempre existirá, infelizmente.
    Ainda tenho a ingênua idéia de que as blogueiras tem que se unir, ainda mais se forem do mesmo estado/cidade, mas que isso ocorra de forma natural e sem interesses obscuros por trás. Mas infelizmente o que vemos é que o povo gosta de se promover a qualquer custo e tb já sofri com pessoas que do nada gostam de te criticar de forma ofensiva sem motivo aparente é triste. Gosto de dizer que meu blog é por hobbie e ao mesmo tempo é para contribuir de alguma forma para o outros.
    Continue assim, o que importa é o prazer que temos ao passar as informações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  55. nossa amei e assino em baixo !ACHEI DIGNO SEU TEXTO! falou e disse . Todos deveriam pensar assim , mas fazer o que né ? D;' Cada cabeça é um mundo !
    E saibas de uma coisa esse foi um dos melhores textos que já li em um blog ( sério) ! TE DESEJO MTU SUCESSO ! *: sol

    www.sobrenome-vaidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. kkkk...o meu mau começou e já ta chio disso....eu as vezes comento blogs que gosto e ai logo depois chega um pra mim RETRIBUINDO A VISITA ME SEGUE NO FACE E NO TWITTER TBM...aff me da uma raiva,nem falou do poste.

    adorei que vc colocou a boca no trombone,amei seu blog,seu estilo...
    beijos

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.