quinta-feira, 12 de julho de 2012

Um look despretensioso e maniqueísmos desnecessários!

Em dias de guerrinhas, muitas vezes desnecessárias, na blogosfera de moda, uma coisa que eu tenho ouvido muito contras as ditas blogueiras, é que elas, cada vez mais montam looks pretensiosos e longe da realidade dos seus leitores. Bem, não vou aprofundar essa discussão, pois, não é o meu objetivo aqui, mas, na contramão disso, o que seria um look despretensioso? Seria um look sem grifes caras? Seria um look sem informação de moda? Seria um look do tipo "nem planejei" o que ia vestir? Seria um look básico? Eu não tenho (tinha) essa resposta e talvez muitas que fazem esse tipo de crítica também não tenham. Mas, quando eu estava escrevendo esse post, eu refleti que um look dito despretensioso, é aquele que faz, em primeiro lugar, com que a pessoa se sinta bem, confortável, que exteriorize aquilo que ela sente num certo momento, independente de ser grifado ou não.
Acho que a gente perde muito tempo e energia polarizando as coisas. Tenho muito claro que ninguém é melhor que o outro por poder usar coisas de valor aquisitivo mais alto. Mas, e se eu pudesse comprar produtos da Louboutin, Chanel, Marc Jacobs, etc, vocês me encarariam da mesma maneira? Talvez alguém pode até torcer o nariz por ler isso, tipo, "Mira, você é superior para ter esses desejos tão capitalistas". HAHAHA!!! Peloamor, people!
Sabe o que me irrita profundamente? Maniqueísmos desnecessários. Porque as pessoas sentem essa necessidade tão profunda de rotular as coisas? Tipo, se você não se identifica com blog "x", pois lá fulana de tal só posta coisas grifadas, nem por isso essa pessoa é "dumal" (claro, que eu não falo de riquezas ilícitas) e nem por isso, eu sou uma pessoa do bem por ser pobre. Vocês estão conseguindo captar o que eu quero dizer, eu estou me expressando bem?
Tem uma passagem bíblica que diz que, "Deus faz nascer o sol sobre a cabeça dos justos e dos injustos". Mas, calma, eu não estou fazendo apologia à injustiças. Pôxa, sou Assistente Social, o meu lance é a "senzala", os "excluídos", a "ralé", sacou? Mas, gente, ninguém é perfeito e muito menos tem o direito de se colocar como a palmatória do mundo e a gente vive de acordo com o que tem, e se por um acaso quisermos mais, que lutemos por isso! Acabei falando demais!
No dia que eu usei esse look, ou seja, na sexta passada, eu estava participando do segundo dia da capacitação que eu falei no post passado e como eu queria MUITO usar novamente a calça azul marinho, eu resolvi usar uma camisa branca, um coque (muito calor nesse dia) e um maxi colar.
Esse foi um look que tinha informações de moda e um look  que eu planejei, mas, nem por isso, pretensioso, pois, acima de tudo eu estava me sentindo super, super bem.





Camisa, colar e bolsa: C&A
Regata preta: da minha mãe
Calça: Zara
Sapatilha: Moleca
Anel: centro de São Luís

Beijokas!!!

25 comentários:

  1. Acho esse assunto bem complexo...rsrs..nem sei o que dizer!
    Enfim amei o look.A camisa e o colar ficaram bem charmosos.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa que look incrivel, adorei!

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mirian, amei o look.
    Perfeito!


    www.boletimdamoda.blogspot.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olha, um lindo look e um belo texto. Também sou contra essas rotulações desnecessárias e preconceituosas. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Mira,

    Com exceção do colar tenho todas as peças do teu look, copiarei ele já!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Amei o look...minha cunhada tem uma sapatilha igual a sua...acho lindo dmais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei sua postagem. muito boa. e deu pra entender direitinho o que vocês quis dizer.
    um beijo.
    www.belamenina.net

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, falou muito do que penso!! Eu não tenho condições financeiras de usar chanel, louboutions e cia, mas isso não significa que quem usa é do mal..rsrsr... posso acompanhar e ter como referência de estilo e etc, mas se não gostar tenho a opção de simplesmente não visitar. Mas infelizmente as pessoas gostam mesmo é de criticar e criar confusões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. O look ficou lindo e apropriado para o evento, concordo integralmente com seu texto! Tirando riquezas ilícitas, como pode ser rotulada como do mal uma pessoa que trabalhou, estudou, lutou e ganhou honestamente seu dinheiro e esbanja em roupas e acessórios de grife? E se ela herdou também, sendo que quem trabalhou para obter a riqueza também agiu licitamente, não vejo nada de errado, sorte a dela de ter herdado! A pessoa com posses pode até ajudar pessoas carentes, instituições, mas não é obrigada a distribuir sua riqueza fruto do seu trabalho. Isso é obrigação do Poder Público que pouco faz pela população brasileira com a fortuna de tributos que arrecada. E também não é porque a pessoa é pobre que ela é boazinha e vítima não, muitas vezes ela está assim porque não lutou, não estudou, não gosta de trabalhar e não teve a sorte da herdeira. Mas também pode ser por um infortúnio qualquer, muitas vezes as coisas não dão certo, mas nada nesta vida pode ser generalizado e estereotipado. Parabéns pelo texto! Bjocas.

    ResponderExcluir
  10. Márcia e Fá, obrigada pelas palavras, meninas. O que me motivou a escrever esse texto de hoje foi que eu não suporto hipocrisias. Tipo, tanta gente reclamando que fulana fica esfregando a riqueza na cara dos outros e que "num país de tanta pobreza é imoral ostentar tanta riqueza". Não aguento esse tipo de discurso, especialmente pq a grande maioria, para não dizer 99% de quem fala esse tipo de coisa, pouco tem feito para uma mudança no nosso país. Eu concordo contigo, Fá, em relação a responsabilidade do Poder Público, mas, quem os elege? Pois, é... Compete a nós elegermos pessoas realmente comprometidas e sérias. Mas, não, quando a gente começa a falar sobre política mais quem sai correndo do papo. Falam tanto de fome e de pobreza, mas, o que a gente tem feito para reverter essa situação? A responsabilidade tb é nossa: dos ricos e dos pobres.
    Tô cansada dessa militância de facebook, de twitter. Um bando de gente maluca que só sai reproduzindo o que o outro fala, sem nenhum critério crítico.

    ResponderExcluir
  11. Liindo o look e ótimo texto!
    Bjus Mira, fica na paz :*

    ResponderExcluir
  12. . Mira querida, vc tem o dom da escrita, que texto completo sobre o assunto, concordo com cada palavra! inclusive as acrescidas nos comentários/respostas. Já sou fã de carteirinha, fiquei ainda mais, se é que é possível hehehe.
    . look show! hj estava pensando em uma bata que quase nunca uso justamente pela transparência, vc acabou de me dar a ideia da regata hehehe.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Mi, amei sua camisa e sua bolsa é linda demais! =)

    Beijinhos
    http://www.mademoiselleparis.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mirian!
    Amei teu look..essa composição ficou mto show!
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei!
    A camisa é linda!
    Acho rótulo uma bobagem muito grande!
    Uso o que gosto e compro em lojas de marca e até em feiras, se me aprouver.
    Não tenho preconceito!
    Ótimo texto, além do look!
    Beijo!

    http://tengavolantes.blogspot.com
    http://tengadocumentacion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. tá linda, mira. sou doida por essa bolsa. acho muito fina. então, penso tanto como você, sabe? o povo fica falando demais... discutindo demais, criando barreiras, nichos. sei lá. coisa chata.

    ResponderExcluir
  17. Amei o look, o texto, e o calor que faz aí, como queria esse calor. No momento na minha cidade está fazendo um friozinho terrível.
    Bjinhusss

    ResponderExcluir
  18. Oi mira, nunca mais tinha comentado, mas hoje eu especialmente amei seu texto. Antigamente eu era viciada em blogs de "moda", sabia de tudo, mas não usava nada daquilo que era tendência, e continuo não usando rsrss. Agora, não sei exatamente o pq, mas meio que dei um abusinho deles, acompanhar mesmo só o seu e mais um outro de uma fofa também. Bem, o seu eu acompanho por me parecer mais próximo, daquele tipo que eu realmente vou ver na rua e não vou achar esquisito, mas algo fora do comum e que eu busco me aventurar (sou super reprimida nas minhas roupas, ou seja, calça jeans e blusa)e para mim, isso é despretensioso, vc não se veste com um objetivo de passar moda, sabe, um 'luqui' tentando vender uma marca, pq isso virou mania na blogosfera, hoje vejo pouco diferencial entre essas meninas, e parecem que todas são iguais. De certa forma até entendendo essas guerrinhas que vc comentou no texto, pq como já disse, vejo que o negócio é mais comercial apenas e está se deixando aquele lado "diário pessoal" dos blogs que era tão comentado, mas claro, se vc não gostar de uma coisa é só acessar outra né?! não precisa ficar criando casinho como vejo por aí. Ok, ok, acho que viajei legal rssrsr, mas é isso aí! E sem esquecer: amei sua roupa, a blusa mais ainda, ficou linda! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Entendi perfeitamente! E se a gente for dar confiança a tudo que falam por ai... Por isso que eu sempre digo o velho ditado, Nem Jesus agradou a todos, imagine nós pobre mortais.
    Amei o look Mi, linda !!! Tbem uso o que eu quero e o que eu gosto.
    A "moda" tem que nos favorecer e não nos escravisar a gente usa o que tem vontade e ponto! bjosssssss

    ResponderExcluir
  20. é por essa reflexão/realidade,que venho sempre aqui,gosto de blogueiras reais,que não são marketeiras,porém estaria sendo hipócrita de dizer que não visito as outras que todos metem o pau!!...na real acredito no poder da escolha,não gosta,não se sente bem,fica irritada com a riqueza dos outros,..parte para outro blog,ou desligue o computador!!!...a vida é tão simples,cada dia mais acredito que é o ser humano que complica a vida!!!!bj Mira continue com essa essência!!!!

    ResponderExcluir
  21. Gostei do texto Mirian, realmente é complicado dizer que o outro não é bom só por que eu não gosto ou não posso comprar.

    Vc tá linda e viva o cabelo preso, pq é muito prático mesmo!!!

    Bjos''

    ResponderExcluir
  22. ADORO sua sinceridade!!!!Mesmo!!!E no meu caso,mesmo q eu fosse rica e usasse Chanel,eu também usaria Marisa!!!kkkkkkkkkkkk
    Ultimamente a blogosfera tá cheia de mi mi mi...isso tá chato!!!
    E vc tá muito chic nesse look "despretensioso",amei!!bjooo
    http://blogdamirellasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Amei o texto, entendi o que você quis dizer, parabéns pelo look tbm, linda. Bjos

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.