segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Secret Garden (Dorama)


Lá pelo começo do ano passado (eu acho), falei aqui no blog, que eu curtia doramas (para maiores explicações acessem aqui). A grosso modo, doramas são séries asiáticas (japonesas, sul-coreanas, taiwaneses e tailandeses)  e geralmente, não extrapolam dos  vinte e cinco episódios.

Aí, que hoje, eu quero falar sobre Secret Garden. Um dorama sul-coreano ou k-drama super premiado.  A propósito, os doramas coreanos (k-dramas) são os meus favoritos. Mas, vamos aos dados técnicos só para eu situar vocês.

Dados:
Episódios: 20
Gênero: Romance, Drama, Fantasia
Ano: 2010

Elenco:
Hyun Bin como Kim Joo Won
Ha Ji Won como Gil Ra Im
Yoon Sang Hyun como Oska
Kim Sa Rang como Yoon Seul 
Lee Philip como Im Jong Soo 
Yoo In Na como Im Ah Young

Resumo: Joo Won é o CEO e herdeiro de um grande shopping. Ele é super arrogante, narcisista e acho que um tanto quanto neurótico. Um dia, para tentar salvar a pele do seu primo Oska, ele encontra Gil Ra Im, uma dublê... pobre. Várias coisas acontecem, até que um dia, numa viagem que os dois acabam fazendo, por obra de uma certa senhora, eles bebem uma poção mágica e KABRUM! Trocam de corpos!
Esse resumo está SUPER resumido! Mas, eu vou dizer as minhas boas impressões sobre o dorama, pois é um dos melhores que eu já vi.

Eu nunca tinha assistido nenhum drama com o casal de atores principais. Mas, eu já sabia que ambos são super reconhecidos na Coréia do Sul. E foi depois de assistir Secret Garden que eu entendi o motivo. Eles são ótimos. Hyun Bin, então, nem se diga!

Existem certos padrões nos doramas sul-coreanos e Secret Garden não fugiu disso. Tinha o mocinho rico e arrogante, que para conquistar a mocinha (pobre) implica com a coitada  até que ela se apaixone por ele. Vai entender!

Só que em Secret Garden, mesmo com a repetição de padrões, os atores conseguiram levar isso num nível bem humano e sensível. Gil Ra Im é aquele tipo de mulher batalhadora, persistente, independente, forte, que não se curva mesmo. Imaginem o choque que Joo Won teve ao encontrá-la. Logo, que ele é aquele tipo de cara arrogante, mimado que acha que o mundo gira em torno do seu umbigo. Faíscas rolaram, meu bem! Foram tantos os embates antes da troca dos corpos que eu vou te dizer! Quando a famigerada troca aconteceu, eles tiveram que estrar em consenso para fazer o lance funcionar sem que os outros soubessem do ocorrido. Eles tiveram que baixar as defesas, se despirem dos preconceitos (nem tanto.. rsrsrs) para se ajudarem mutuamente. E para quem tem alguma dúvida se rola química, eu garanto que esses dois formaram um dos casais mais perfeitos da dramaturgia sul-coreana. É impossível não se apaixonar por eles.





Essa boca perfeita, Jesus!

Claro, que em meio a toda essa confusão, ainda tinha a mãe do Joo Won que infernizou até não poder mais a vida do casal. Ela não aceitava de jeito alguma a Gil Ra Im, por ela ela ser pobre e tudo mais. UMA VACA! Ela foi aquele tipo de vilã que a gente odeia até não poder mais.


E o que mais tem em Secret Garden? Um elenco de apoio maravilhoso! O primo do Joo Won, Oska, é um dos caras mais comédia que eu já vi em dramas. Esse louco me fez chorar de tanto rir. Ele é um cantor pop super famoso, uma estrela mesmo. E o pior, é que ele sabe disso e se acha! Só se mete em confusão. Ele também tem um interesse amoroso e eu gostei muito do casal. Ainda rolou um triângulo amoroso super engraçado também.
Oska, esse "leeendo!!

Também tem o secretário e faz tudo do Joo Won, que junto da melhor amiga da Gil Ra Im, formaram um casal muito fofinho. Além deles, ainda tinha os meninos da escola de dublês que a mocinha trabalhava e o chefe que era louco por ela (Lee Philip, esse lindo!). Um pessoal super bacana, que equilibrou com comédia quando a tensão dominava o drama.

Troca de corpos, não é um tema tão raro, né? Aqui mesmo no Brasil, temos a versão disso em "Se eu fosse você". Mas, a questão, é que apesar disso acontecer em Secret Garden, o drama não gira em torno disso. A troca de corpos é apenas um tempero a mais, um recurso. O foco são os personagens, os seus conflitos, seus medos, a possibilidade deles quebrarem ou não os seus preconceitos, e descobrirem a partir daí outras possibilidades. Por isso, que esse drama fez um sucesso estrondoso na Coréia do Sul. quase como se fosse uma Avenida Brasil. Se  você entrar em qualquer fórum de drama aqui no Brasil ou em outros lugares, é surpreendente o quanto ele é elogiado, quase cultuado mesmo. Secret Garden é um clássico!



Sem contar que a trilha sonora é de esmagar o coração de tanta perfeição. Eu baixei tudo e fico ouvindo igual doida no meu celular. Já tem quase três meses que eu assistir a série, mas não consigo me desvencilhar... rsrssr.

E como faz para assistir? Geralmente, eu faço download nos fansubs (sites de fãs que traduzem, já que essas séries não passam aqui no Brasil). Eu vou colocar alguns links para quem se interessar.

Meteor Dramas (completo, para download e legendado em português) 

Viki (completo, online, legendas em inglês e espanhol)

Asian Team  (completo, para download e legendado em português)


Se eu tenho mais alguma consideração a fazer? Sim. Os capítulos finais são de TIRAR O FÔLEGO! Vale super a pena. E tem uma coisa a mais que eu quero dizer. Os dramas sul-coreanos tem uma moral um pouco mais complexa que a nossa. Então, nem tudo que aparenta ser o que é, é de verdade.


Música que eu mais gosto! Perfeita demais!

Beijokas!!!

3 comentários:

  1. Eu sou VICIADA em doramas! >.<
    Gosto muito dos beeem melosos e engraçados, embora eu também goste dos muito tristes(vai entender)
    Ouvi muito falar desse, mas como achei não fazer meu estilo nunca me interessei. Mas parece ser bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Bruna,vai com fé que você não vai se arrepender. Secret Garden é um dos romances mais lindos que já vi.
      bjos

      Excluir
  2. Olá Miriam

    Para ser sincera não conhecia. Blog também é cultura. Obrigada por contar.

    Estou aguardando a sua inscrição no SORTEIO, caso ainda não tenha feito.

    Uma ótima 2º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.