terça-feira, 28 de maio de 2013

A Idade dos Milagres, Karen Thompson Walker


Título: A Idade dos Milagres
Autora: Karen Thompson Walker
Editora: Paralela

Sinopse

"Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Júlia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso".

É uma Júlia mais velha que narra os acontecimentos posteriores e imediatos ao anúncio do que o mundo passa a chamar de "desaceleração". Tentei, nos primeiros capítulos descobrir a idade "atual" da personagem, mas acabei encantada com a Júlia de onze anos.
Júlia é uma garota tímida, filha de um médico e de uma professora de teatro. Ela está naquela idade que o peso da aceitação alheia pode determinar se ela será uma adolescente "normal" ou a "esquisita excluída". Somando-se a isso, ela ainda tem que lidar com as dores e temores do primeiro amor, decepções com amizades e a crise no casamento dos seus pais. Emocionei-me muito com a Júlia.
Para além do cenário apocalíptico, o tema principal do livro é a necessidade que o ser humano tem em ser aceito e amado, mesmo que nem sempre isso seja correspondido.
A Idade dos Milagres foi um dos livros, que tratam sobre a transição da infância para adolescência, mais sensíveis que já li. O texto da Karen Thompson é muito rico.



A narração é muito interessante, pois a Júlia mais velha tece algumas considerações sobre alguns fatos que não ficaram muito claros para ela na época que a desaceleração começou. De certa forma, tive a sensação de estar assistindo a um episódio de "Anos Incríveis" (eu acho que só quem assistiu vai entender o motivo disso). Ao mesmo tempo que ela conta como a desaceleração afetou a vida das pessoas, inclusive a sua, ela também consegue criar analogias interessantes entre o mundo físico e o mundo das relações interpessoais. O texto é bem nostálgico, mas não é amargo, diria que reina uma certa melancolia.
Eu ainda não conhecia o livro, vi numa prateleira da Leitura e comprei, pois achei a sinopse interessante. Não me arrependi e já recomendo para quem estiver interessado.


Beijokas!!!

3 comentários:

  1. Oi Mira
    deu medo da desaceleração
    vou anotar esse também, fiquei curiosa para saber as coisas pelas quais as pessoas passaram para se acostumar a essa nova realidade

    bjs

    ResponderExcluir
  2. adoro dicas de livros!!! =)
    amei!!!

    beijinhjosss mira!!

    ResponderExcluir
  3. Ja tinha ouvido falar desse livro, parece ser ótimo mesmo haha

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.