quarta-feira, 22 de maio de 2013

Garota Exemplar, Gillian Flynn

Título: Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intríseca

Ufa! Sim, começo esta resenha com um sonoro "ufa" para enfatizar o meu estado após a leitura de Garota Exemplar. Sinto-me esgotada emocionalmente, como se tivesse enfrentado uma montanha russa. "Isso é ruim, Mira?", vocês podem perguntar. E eu respondo: não neste caso.

Sinopse
"Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente, trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública - e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy -, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea, Margo, ao seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?".

O livro é um suspense que deixa um frio na barriga o tempo inteiro. Os capítulos são narrados alternadamente por Amy e Nick, e quando a gente acha que tem certeza de uma coisa, o capítulo seguinte prova o contrário.
Esse redemoinho de emoções acontece porque o leitor desempenha o papel de um "big brother" ao acompanhar/observar  a intimidade turbulenta do casal. A sensação que tive, em vários momentos, foi a de estar com eles dentro do quarto, da sala, da cozinha, tipo, presenciando tudo.

A autora consegue envolver completamente o leitor neste perturbador thriller psicológico. Quando terminei o livro tive que desligar-me totalmente, respirar fundo, sabe? Fiquei perturbada... kkkkkk!!! Mas, isso é bom. O livro é bom demais!
Sou do tipo de leitora que se envolve completamente com a história. Então, foi impossível não rolar uma "transferência" de emoções. Amy é bem complexa, uma personagem bem construída. O meu ódio e amor por ela foram proporcionais, mas só isso que posso dizer. Nem sobre Nick posso emitir opinião, pois corro o risco de soltar spoilers.
O livro é dividido em três partes. Acontece muitas reviravoltas ao longo da história e todas super bem amarradas e costuradas.
Além de Nick e Amy, há outros personagens interessantíssimos: os pais de Amy; a irmã gêmea de Nick, Margo; a policial Booney, com que simpatizei de cara, e muitos outros que aparecem no caminho para enriquecer a trama.
O humor sincero do casal, o cinismo das suas observações chega a ser bem chocante, quando eles expõem algumas verdades que mascaramos em nome da "boa educação" .  A linguagem é bem crua e explícita, o que considero um dos méritos do livro, no sentido que ele não está ali apenas para entreter, mas para chocar e proporcionar algumas reflexões necessárias.
Para quem não sabe, o livro vai virar filme. A Reesse Witherspoon será a produtora. O sucesso foi estrondoso nos Estados Unidos do tipo de superar as vendas de "Cinquenta tons de cinza". Aqui no Brasil, ele já está no top 10 de livros mais vendidos da Veja há umas boas semanas.
A autora do livro e a produtora do filme

Agora contem aqui, vocês ficaram interessados? Curtem esse tipo de livro? Vem, gente, vamos trocar figurinhas!

Beijokas!!!

4 comentários:

  1. Oi Mira
    fiquei empolgada só de ler a sinopse, seu relato então. Jesus! Amei e quero ler, desse jeito eu nunca vou concluir minha lista de livros até o fim do ano, mas acho que é por uma boa causa


    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie Mirian, eu amo livros com historias que mexem com o psicologico da gente. Amei a dica e vou ver se acho esse livro.

    bjiimm e otima quarta-feira

    http://www.lencos-e-aderecos.com/

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  3. Uauuuu fiquei super afim de ler, mais um pra minha lista que já esta enorme.
    Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus Mirian Soares. NECESSITOOOO!!
    Uma amiga minha está lendo esse livro e fala mesmo quem tem muitas surpresas ao longo da estória. Quero muuuuito :))
    Beijo,
     Just Carol

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.