segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Teorema Katherine, John Green


Em consequência ao estrondoso sucesso de “A Culpa é das estrelas”, de John Green, a Intrínseca se empolgou e lançou no mês passado um dos primeiros livros do escritor: O Teorema Katherine.
Fiquei curiosa assim como todos que leram e gostaram de “A Culpa é das Estrelas”, e, fiz plantão na porta da Livraria Leitura para garantir o meu exemplar.
Não é todo livro infanto-juvenil que encaro. Aprecio aqueles que possuem humor inteligente e sarcástico, daquele tipo que não subestima o seu público. Talvez seja por isso que identifiquei-me tanto com a escrita de John Green (ele está na Veja desta semana).

Em O Teorema Katherine, o autor ainda não tinha alcançado o auge do “refinamento sarcástico” do seu maior sucesso, mas ele está presente, em menor proporção, é claro. E por ter uma temática mais “leve” o livro é bem engraçadinho.
A história gira em torno de Colin Singleton, adolescente prodígio de dezessete anos, viciado em anagramas, que alcançou a proeza de ser dispensado por dezenove namoradas de nome "Katherine". A décima nona Katherine deixa o “pobre” num estado tão deplorável, que ele decide elaborar um teorema que preveja a “durabilidade” dos relacionamentos. Coisa de nerd!
Só que a história é para além disso. Existem outros personagens super legais, como Hassan, melhor amigo do protagonista e de longe o meu personagem favorito. Essa dupla é muito engraçada, e, logo após o “fora do Colin”, eles resolvem viajar sem rumo. Hassan é o ponto de equilíbrio para a personalidade insegura do seu amigo com o seu jeito divertido e descolado. Nessa viagem, eles conhecem uma terceira pessoa que vai acrescentar muito mais alegria, entre outras coisas, na vida dos dois: Lindsey, adolescente de dezessete anos, “caipira”, um pouco covarde e insegura, porém, não menos encantadora.

Em alguns momentos, irritei-me com a insegurança “chiliquenta” do Colin. Ele é obsessivo com o lance de ser esquecido no futuro, de não consegui fazer alguma coisa importante na vida. Porém, atire a primeira pedra que nunca passou por esse tipo de conflito! Quanto mais adolescentes, que precisam lidar com tantas mudanças num curto espaço de tempo. São as dores do “crescer”.
Amei acompanhar a jornada do trio, é muito legal quando você enxerga o amadurecimento dos personagens ao longo da história. E eu vi isso: adolescentes lidando com situações adversas, superando-as.  
Aí, você pergunta: e o teorema? Ele está lá, presente, mas apenas um bom coadjuvante, pelo menos para mim, não é o principal foco do livro.
Enfim, O Teorema Katherine, é um livro leve, com um ritmo legal, que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Não tem grandes pretensões, e esse é o seu melhor mérito.

Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca

Beijokas!!!

2 comentários:

  1. Oi Mira
    O teorema e a culpa é das estrelas
    estão nos meus planos para maio.
    Agora com a resenha fiquei com mais vontade

    bjs

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.