domingo, 23 de janeiro de 2011

De lagarta a borboleta

Fantástico, como a gente nunca está satisfeito com nada. No momento, estou desesperada para engordar. Emagreci muito nessas férias. Sabe como é. Dormindo até tarde, não estava tomando café, logo eu ia direto almoçar. E aqui em casa não temos o costume de jantar. Fazemos um lanche e pronto.
Alguém aí pode está esboçando um sorrisinho do tipo: "Hã? Hum? Ficou doida? Bebeu?". A grande questão é que assim como meu cabelo, que eu mantenho comprido porque sei que curto não fica legal em mim, definitivamente, Mira e magreza não é uma combinação muito bonita de se ver.
Isso me fez querer compartilhar algo com vocês. Então, pessoal, sentem-se que eu vou contar uma história.
A vida inteira sempre fui magra, por volta dos meus 6 anos quando comecei a crescer eu era uma coisinha comprida, só perna e cabeça. Mamãe me dizia que era por conta de uma tal de adenóide, que impedia o meu desenvolvimento, por isso eu era magrinha. Eu vivia com problema de garganta inflamada. Perdi a conta de quantas vezes levei benzetacil no bumbum (só de lembrar dói). Bem, precisei fazer cirurgia aos 9 anos, para dentre outras coisas, não ficar dentuça. Pois é, não tenho amígdalas.
Não sei qual foi a relação, mas, sei que depois disso eu desembestei. Comia tudo quanto era comida que via na minha frente. Desenvolvi, criei peito, menstruei e aos 11 anos todo mundo achava que eu tivesse uns 15. Eu era bem proporcional. E bem, foi uma fase boa porque eu estava de bem com meu corpo.
Quando a minha amiga Viviane foi embora para Sampa eu passei uma fase bem punk. Aconteceram uns problemas, tive outras perdas. E bem, gente eu era adolescente, fase difícil e sempre tive um temperamento muito melancólico. Aos quatorze anos eu comecei a sofrer as conseqüências e desenvolvi uma gastrite. Resultado; emagreci desesperadamente. Uma dificuldade absurda de engordar, por mais que eu tomasse Apevitin bc o lance não engrenava. Eu não saía dos 46 quilos. Apesar de tudo, mesmo querendo usar um manequim 38 (na época era 34), eu não me afundei num poço de auto piedade e muito menos era do tipo complexada.
Essa questão só foi ressoar no meu interior, alguns anos depois, quando eu me apaixonei loucamente por um cara que nem "tchum" pra mim. Foi quando a protuberância dos meus ossos, a falta de bunda, a saia sobrando no corpo, o cotovelo ossudo, me fez sentir raiva do meu corpo. Foi a primeira vez e única que me senti feia. Isso doeu porque eu nunca havia sido rejeitada. Sempre tive muita confiança no meu intelecto. Tipo, eu não era a gostosona da turma, mas, me achava inteligente. E bem, quem disse que as nerds não são desejadas? Eu me pegava pensando "Cara, eu sou um bom partido. Não entendo esse fora". E mulher com orgulho ferido é "flórida". Sofri e foi com muito esforço que resolvi superar essa desilusão e um tempo depois comecei a namorar um cara lindo. Isso fez um bem enorme ao meu ego. Na época eu tinha uns 20 anos e ainda era super magra.
O tempo passou, terminei o namoro e eu iniciei uma fase muito legal na minha vida. Já que minha magreza só teria fim com uma intervenção divina, eu resolvi contornar essa situação, chamando atenção para outras coisas do meu corpo. Nessa época, investi num corte diferente: passei usar cabelo curto, um pouco abaixo dos ombros. Na época eu gostei. Descobri a maquiagem, passei a planejar melhor meu figurino (apesar de achar super cafona hoje em dia). Olhe, errei feio em muitas coisas. Hoje eu morro de rir quando vejo algumas fotos dessa época. Tipo, quem precisa de dignidade, néammm? Rsrsrs. Porém, o que vejo de positivo, é que eu me permiti ousar, mudar, experimentar. E isso se refletiu muito em mim, pois, fiquei mais confiante. Muito até. Especialmente quando uns três anos depois, eu bem mais arrumadinha, me vi  igualzinha a "Kelly Key" no clipe "Baba Baby". Sabe, aquele carinha que me esnobou, pois é. Ficou chupando dedo. Perdeu, playboy.
Foi a partir desse fato, que eu passei a ter uma raiva muito grande de mim, por eu ter ficado tão abalada com o fora que eu tinha levado. Resolvi, então uma coisa: Jamais, eu permitiria novamente que alguém me diminuísse. Nem que fosse com um olhar. Porque ninguém nesse mundo tem o direito de fazer com que a gente se sinta inferior.
Eu só sei, que quando as coisas devem acontecer, elas acontecem. Comecei a namorar outro cara lindo, aliás, é o meu atual namorado. Que sempre me colocou lá em cima. Em 2007, quando eu tinha 25 anos, eu passei num concurso e comecei a trabalhar. Pela manhã e tarde. Em menos de 6 meses, euzinha que não saía, na época, dos 48 quilos, pulei para os 56. Aumentei 8 quilos. Já estive na casa dos 57 também. Acho que isso foi resultado desse meu novo emprego. Tipo, na época eu trabalhava em dois lugares, e eu passei a me alimentar melhor, fazia todas as refeições e lanchava nos intervalos. E, principalmente: passei a sentir fome. Muita. Mudei muito, e sim, se me permitem dizer, pra melhor. É verdade, que a minha bunda não está do tamanho da Mulher Melancia, mas, é alguma coisa pra quem sempre foi uma tábua. Meu namorado, é testemunha dessa mudança. Tanto por dentro, quanto por fora, porque ele viu o quanto eu fiquei feliz.
Posso dizer que hoje, estou numa fase ótima com meu corpo. As coisas aconteceram sem que eu forçasse a barra. Me sinto super mais segura. E não me sinto intimidada perto dos bonitões e das bonitonas com corpões esculturais.
Após algumas reflexões, hoje eu reconheço que a tão desejada "transformação corporal" que aconteceu comigo não teria sido nada se eu não tivesse antes me aceitado. Essa resolução que eu citei foi libertadora para mim. Eu sei que é impossível a gente não se chatear vez ou outra com algum comentário que fazem ao nosso respeito, mas, não guio e nem moldo a minha vida pelas expectativas alheias. Isso é importante demais pra que a gente se aceite.
Voltando à minha situação atual, sim emagreci. Mas, hoje enquanto vocês lêem isso daqui, eu retorno das férias. Vou levar para o serviço umas 3 mangas, 1 iogurte, 1 barrinha de cereal, 1 laranja, para lanchar nos intervalos. Daqui a pouco retomo o meu peso.

35 comentários:

  1. Mira, você me inspira sério! o meu caso não é engordar, é emagrecer, mas só aconteceu msm depois que eu desencanei e hj eu sou feliz comigo, me sinto bem mais bonita, ainda quero melhorar ms hj tenho um corpo que eu sempre quis e nunca tinha, é uma super realização! isso ae amigannnn, ninguem pode diminuir a gnt, ninguem mesmo! o// :***

    ResponderExcluir
  2. Mira, vc é linda de qualaquer jeito! Adorei o post! E com certeza já já vai recuperar o peso que perdeu - se achar que deve e se isso te fizer feliz! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mira, como você tá?!
    Me identifiquei bastante ocm seu post.. já que como vc pode ver nas minhas fotos, sou bem magrinha! Mas agora me aceito muito mais e isso acho que é muito importante para qlqr pessoa! Será que eu vou começar a engordar quando pgar um emprego bom ?! ehehhehehe Nunca se sabe né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mira, eu acho que vc está muito bem! que as vezes a gente precisa levar uns tapa da vida pra sair da acomodação, pra aprender o valor que tem e não deixar que coloquem valor na gente!!
    Lindo Dia
    Bjks da Déia

    ResponderExcluir
  5. Mira, minha flor, sua historia é emocionante, mas sabe, vc é linda florzinha!!!

    Amei os looks "não comprados da C&A" rsrsrsrsrsrs

    Beijitos =D

    ResponderExcluir
  6. Mi
    adorei seu texto
    vc é uma pessoal maravilhosa
    não só linda e bem vestida
    mas linda em suas coisas
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, como sempre vc arrasa.
    Realmente você tem razão, também passei por isso, não do mesmo jeito, mas hoje sou feliz como sou e não como as pessoas me vêem.
    E quantas pessoas sofrem com isso, contribuição da mídia ressaltando as molduras do corpo ao invés de sentimentos nobres. Com certeza o seu texto irá contribuir para ajuda estas pessoas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mira, você tem um corpo ótimo, menina! Sério! Não se preocupa não, aproveita a sua magreza, porque como diz minha mãe, deixa a gente ter filhos e passar dos 40 anos, que a gente vai dar valor a cada ossinho que um dia ficou marcando...rsss

    Eu já não posso engordar que fico com a cara muito redonda. Não posso passar dos 55 kg, e olha q não sou baixinha, meço 1,69. Estou no limite atualmente! 54,5. Tenho que segurar a boca.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Mira!
    Acho que mais importante do que vc engordar (e vai com certeza, afinal, vc já determinou isso!) é sua força de vontade. Ler seu post hoje me fez refletir...obrigada!
    Ótimo retorno ao trabalho!!!
    Bjinhos, Paula K.

    ResponderExcluir
  10. Oi xuxu, quando comecei a ler pensei, vou dizer para ela: eu morrendo para emagrecer uns quilinhos xuxu... hsuhsushsua, mas como não gosto de me precipitar (luto contra isso, pq vivo me precipitando) continuei lendos seus porquês e vi que vc passou por tantas coisas e tem seus motivos.
    Bom, fico feliz que hoje em dia seja fácil para vc conseguir adquirir esse peso.
    E que bom que sempre deu a volta por cima, vc é um exemplo de auto estima que faz bem! Acho que toda mulher devia ser um pouco assim sabe?
    E nunca, jamais, deixar alguém nos pisar, pq é extamente como dissestes: ninguém tem o direito de nos rebaixar, de pisar na gente.

    Eu continuo na luta contra o peso a mais... Por máximo que me digam que eu não preciso emgrecer, a gente sabe quando passou dos limites... Estou apenas 2 kg acima do meu peso, mas não quero deixar assim sabe? É assim que começa, quando vê estou 20 acima e ai será bem mais dificil.

    3 mangas xuxu?

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bonito post. Vc deve ser motivo de inspiração para muita gente aqui na net. Parabéns pela transformação, principalmente a interior.
    Que vc possa continuar a não se guiar por expectativas alheias e seguir em frente feliz consigo mesma.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Coloquei Mira, mas sei que é Mirian - nome lindo da minha querida vovó!!!

    ResponderExcluir
  13. Mira que coisa,eu tb passo por isso,tb peso 56!Que coincidência.Vc tm quanto de altura?Eu tenho 1,69.
    Que bom q vc superou a fase ruim!Deus é maravilhoso conosco!
    Tu sabe que malhar ajuda?eu pesave beem menos,cheguei a 56 malhando,hj parei mais quero muito voltar,p pesar uns 60 um dia!kkkk
    bjooo
    http://blogdamirellagsousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Antes de tudo queria dizer q vc ta escrevendo cada vez melhor, essa pitada de humor e descontração fica ótimo! E vc é uma sortuda, a maioria das mulheres queria sofrer pra engordar e não o contrário rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Mira, você é linda!
    Adorei o post!
    Bjs... saudades de ti lá no blog ;)

    ResponderExcluir
  16. Antes de tudo queria dizer q vc ta escrevendo cada vez melhor, essa pitada de humor e descontração fica ótimo! Bom, pelo menos eu acho engraçado rsr. E outra, vc é uma sortuda, a maioria das mulheres queria sofrer pra engordar e não o contrário rsrs.

    ResponderExcluir
  17. Mira, boa sorte na recuperação de peso, tmb tenho um sério problema quando perco peso, pq já peso pouco e sofro muito para conseguir engordar.
    Adorei o post e me identifiquei ainda mais com vc.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. guria q engraçado né hj mesmo meu post foi em relação a peso mas não a falta e sim o excesso...hehhe
    sempre fui magra e agora depois dos 30 to com um problema serio para emagrecer.em 2 anos engordei 10 kg,eu sei q não sou obesa,mas nunca pesei tanto nem na minha gravidez.
    amei ver seu post e aprendi muito com vc hj!

    bejauzaum minha linda

    ResponderExcluir
  19. simplesmente perfeito. emocionada aqui com a sua superação. Amiga, vc é linda e sabe disso!!!

    ResponderExcluir
  20. Que post bacana Mira! A verdade é que a beleza e a forma como nos vemos é mto pessoal ne? Pelas fotos vc continua linda, mas so vc sabe quando esta tudo "certo"!

    Mta gente percebeu e comentou que eu perdi peso recentemente (essa é uma historia longa.... Talvez escreva sobre isso no blog!). Mas não foi planejado nem proposital, nao to fazendo dieta, mto pelo contrario, nao quero perder mais nada! Gosto do meucorpo assim!

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Mira adoro seu estilo mignon, assim pequenina uma graça, as vezes parecemos gorda nas fotos outra vez nao, eu procuro relaxar senao não vivo!
    bjbj

    ResponderExcluir
  22. Mira, que história mais linda!
    Li todinha, juro! Você é uma menina com muita garra, depois de tudo que passou! e não deve se menosprezar não, você é linda!
    beijos!

    ResponderExcluir
  23. é, amiga!
    Sempre estamos insatisfeitas com nosso corpo.
    Sempre fui esbelta, creio que devido à altura.
    Por mais que engordasse, nunca ficava muito evidente.
    Hoje estou mais gorda que nunca (para os meus padrões), mas não me sinto angustiada com isso.
    Sei que devo malhar antes de perder o controle e ficar imensa, mas não consigo engatar. Malho dois dias, descanso três. hahahaa
    Mas preciso me disciplinar.
    Quero perder uns quilinhos antes de encomendar meu bacuri, o que não deve demorar muito.

    Mas antes quero dizer que te acho linda, nem magrela, nem esquelética. E sim, vc é inteligente, um partidão!

    ;)

    Beijocas grandes!

    ResponderExcluir
  24. E que borboletinha linda!Hehehehe...Não é puxa saquismo,mas vc é linda(acho que não precisa se preocupar em engordar).Eu msm sempre prefiro pesar menos!!!
    De qualquer forma...O que vale mesmo é a experiência e a confiança que a gente adquire,né!!!
    Bj linda!

    ResponderExcluir
  25. Oi. Estive por aqui. Tudo blz? É isso aí. Sempre em frente. Apareça por lá. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Miiiira... que engordar? Você é linda do jeito que você está.. mas mais do que os outros acham, o importante é você estar feliz com você mesma.

    Beeeeijo!

    http://gabisoaress.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Mira, obrigada pelo elogio! Mas,tb queria ter um pouquinho mais de carne..ehehe especialmente nas pernas!
    Mas tb ja desencanei.. se engordar, engordei! rs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  28. Mira, adoro vc.
    Seu blog e seu jeito são muito doces.
    Gostei muito de conhecer sobre vc um pouco mais.
    Vc é linda e tenho certeza que a aceitação e a força de vontade ajudam muito na imagem que mostramos ao mundo.
    Hj vou fazer meu post sobre a reeducação financeira.
    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  29. Oi Mira, fiquei sabendo de você através do blog desabafo e apesar de não ter muita afinidade com blogs de moda, gostei demais do seu.
    Achei uma delícia seu post de lagarta a borboleta e aproveitei para ler vários outros.
    Também adoro bermudas tipo social e na hora fiquei com vontade de passar na C&A.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. oi miroca... q lindo tudo q vc já passou amiga...
    a vida tem disso mesmo.. mostrar o quanto aente eh sensível,.. pra depois agente levantar e dizer.."ei.. eu sou mais eu."e eh isso.. adorei saber da sua ascenção profissional..tbm..
    vou fazer 26.. to indo pro ultimo ano da facu.. e ás vezes me coro q ainda num tenho tudo q keria...
    mas tudo tem a hora.. to aprendendo a aceitar isso..
    bjo.. amiga... borboleta linda... rsrs

    ResponderExcluir
  31. Odeio gente que emagrece sem querer!!!

    Tô de mallll!!!

    heheh, brincadeira. Mas né,pelo menos vc consegue dar uma engordadinha. Tenho uma amiga que é puro osso e nada faz a pobre engordar.
    Meu caso a balança só sobe. affff

    ResponderExcluir
  32. É uma história linda por ser verdadeira!

    gostei msmo, já stou te seguindo linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Eu sempre tive complexo de magreza e depois q engordei um pouco quis emagrecer pq fiquei com cara de bolacha...vai entender, neh?!! Mas tb acho que eu nao combino muito magrinha nem de cabelo curto (empatamos). Tenho amigas q vivem pedindo pra eu cortar curtinho igual uma vez q cortei e particularmente nao gostei, dizem q fico sem graça de cabelão, etc e tal. Mas conheço muito bem meu rosto e sei q cara de bolacha nao fica bem de cabelo curto pq fica mais embolachada ainda (meu caso neh)...

    E quanto a vc? Sempre te achei linda, e acima de td qualquer coisa vc é dócil, amável, simpatica, educada, inteligente,coisas q admiro em vc.

    Grande bjo e fica com Deus!

    Andréa.

    ResponderExcluir

Não se reprima. Deixe aqui o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.